SERTESP - Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão no Estado de São Paulo

Sindicato das Empresas de Rádio e
Televisão no Estado de São Paulo

Notícias SERTESP

Transmissão digital dá sensação de realismo

Uma dessas provas é a administradora de empresas Fabiana Colaço, que afirma que a vibração e as emoções ficaram mais intensas durante os jogos da Copa das Confederações em sua residência

JG

Os torcedores paraibanos apaixonados por futebol sonham em assistir à Copa do Mundo de 2010, na África do Sul, mas as despesas de uma viagem e hospedagem para curtir o Mundial são excessivas para a maioria. No entanto, com as transmissões digitais feitas pela TV Cabo Branco quase um milhão de pessoas, que moram na Grande João Pessoa, terão a “sensação de realismo” de estar próximas dos jogadores da seleção brasileira, durante os jogos nos estádios da África, com a transmissão em alta definição garantida (Full HD 1080p).

Essa “sensação de realismo” já foi percebida em centenas de lares por telespectadores na capital paraibana e também pelos torcedores que se aglomeraram nos estandes demonstrativos da TV Cabo Branco, nos shoppings Tambiá e Manaíra, durante a transmissão dos jogos da Copa das Confederações, conquistada pela seleção brasileira, no último domingo. Mas as transmissões em alta definição ainda prometem mais emoções este ano. As últimas quatro partidas das Eliminatórias da Copa Mundo, entre eles o jogo mais esperado da seleção brasileira contra a Argentina, em setembro, terá câmaras exclusivas da Rede Globo, as quais vão captar imagens em alta definição. Para os analistas de mercado, devido à proximidade da Copa do Mundo, a TV digital será o grande carro-chefe para atrair audiência no Brasil.

Uma dessas provas é a administradora de empresas Fabiana Colaço, que afirma que a vibração e as emoções ficaram mais intensas durante os jogos da Copa das Confederações em sua residência. A compra de uma tv de plasma de 42 polegadas em alta definição (Full HD 1.080p) trouxe para a apaixonada torcedora de futebol não apenas batimentos a mais nas partidas da seleção brasileira, mas uma legião de amigos e de familiares que lotaram sua casa atraídos pelas imagens ampliadas e com movimentos mais reais. “Mesmo com as vulvuzelas (cornetas) dos torcedores africanos, o som do apito do juiz era muito bem captado, e com a imagem nítida foi possível enxergar os mínimos detalhes no campo, desde a marca da bola, passando pelo gramado, até a própria grama saltando nos chutes de tiro de meta e nos escanteios, e, até mesmo, o suor dos jogadores. Na verdade, a imagem traz a sensação de realismo, fazendo com que você se sinta no próprio estádio”, frisa a administradora, que se considera “o homem da casa”, quando o assunto é futebol e Fórmula 1. “Aqui em casa meu esposo apenas gosta de futebol, mas eu tenho verdadeira paixão”, confessa.

Ao citar os ganhos com a TV digital durante a transmissão dos jogos em alta definição, Fabiana revela que o formato retangular da televisão (tela parecida à de cinema no formato 16:9) traz a ampliação da visão do campo, durante a partida. “Na cobrança dos escanteios, é possível visualizar toda a grande área e até os torcedores ao fundo na arquibancada com detalhes impossíveis de serem percebidos no sistema analógico. Já nas provas de Fórmula 1, as marcas das freadas dos carros e a visão do autódromo são mais perceptíveis”, frisa.

Os especialistas em tecnologia digital costumam dizer que o formato da TV de alta definição procura imitar o potencial do olhar humano, pois amplia a visão para as laterais. A tela da TV convencional (analógica) é no formato muito menor (4:3) quando comparada à TV digital (16:9), semelhante à tela de cinema, com laterais mais amplas. “Além do campo de visão ser superior em até 30% nas laterais em relação à TV convencional analógica, o ganho vem também nas imagens que se tornam mais ricas e ganham mais vida no televisor com resolução Full HD, daí a sensação de realimo nas transmissões, que deixam os torcedores como se estivessem imersos nos estádios”, explica o analista de sistema e mestrando em informática, com foco em TV digital, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Giuliano Maia, ao acrescentar que o ângulo de visão do aparelho digital proporciona maior envolvimento do telespectador com a imagem. “Todo esse universo de emoções e sensações no futebol permite que o telespectador fique mais ‘preso’ ao entretenimento e sinta mais prazer com a experiência digital. As cores são mais vivas e vibrantes, as imagens têm movimentos mais reais, e as sequências das ações ficam cada vez mais dinâmicas”, comenta.

Giuliano Maia diz que outra vantagem que aumenta a vibração do torcedor com partidas de futebol é a qualidade de som, que é bem mais ampla na TV Digital. “Enquanto no padrão analógico o som é estéreo (transmitido por apenas dois canais), no digital o som passa a ser Surround (5.1) e a transmissão é dividida em cinco canais digitais mais um exclusivo somente para efeitos”, finaliza.

DESTAQUE SERTESP - 23/05/2024

COMUNICADO A TODAS AS EMISSORAS DE RÁDIO, TELEVISÃO E PRODUTORAS

Pular para o conteúdo