SERTESP - Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão no Estado de São Paulo

Sindicato das Empresas de Rádio e
Televisão no Estado de São Paulo

Notícias SERTESP

TV Digital: Indústria busca consenso para garantir interatividade na Copa de 2010


:: Ana Paula Lobo
:: Convergência Digital :: 10/11/2009

Aparar as possíveis arestas em prol do desenvolvimento da TV Digital no país. Esse foi o tom que marcou a reunião realizada pelo Forum SBTVD sobre o futuro do Ginga J e, por fim, da própria interatividade, nesta segunda-feira, 09/11. E, aparentemente, o clima de consenso reinou.
Foram Retomadas as discussões sobre Ginga 1.0 e Ginga 2.0 para que a interatividade possa ser real no país até a Copa do Mundo da África do Sul. No dia 07 de dezembro, módulo técnico deverá apresentar um estudo para agilizar a definição dos pontos mais críticos.
A ideia de dividir o Ginga J em perfis – classificados no próprio twitter do Forum do SBTVD como Perfil 1 e Perfil 2 – foi a maneira encontrada para impedir que houvesse uma divisão problemática entre os segmentos de hardware e software. Dessa forma, todos acabam, de certa forma, ganhando e perdendo – sem vencedores ou vencidos.
A indústria de hardware ganha mais tempo para se adequar às regras e às normas do Processo Produtivo Básico, que está sendo desenhado pelo Governo. Já a indústria de software vislumbra a possibilidade de fechar negócios efetivos no primeiro trimestre do ano que vem. E mais do que tudo: De ver, finalmente, o Ginga em conversores avulsos e nas TVs de última geração.
Ao módulo técnico coube a missão de redefinir os chamados Perfil 1 e Perfil 2. Que nada mais são, na verdade, que a volta da discussão para o Ginga 1.0, com recursos considerados mais básicos, e o Ginga 2.0, com funcionalidades sofisticadas. A apresentação desse estudo deverá acontecer na reunião do Forum SBTVD agendada para o dia 07 de dezembro.

 

Fonte: Convergência Digital – Telecom

Pular para o conteúdo