SERTESP - Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão no Estado de São Paulo

Sindicato das Empresas de Rádio e
Televisão no Estado de São Paulo

Notícias SERTESP

TV digital: MCTIC autoriza fim do sinal analógico em cidades do MA e SP

O ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações Gilberto Kassab e o presidente da ANATEL e do Gired Juarez Quadros assinaram, nesta quarta-feira (28), a portaria que autoriza o desligamento do sinal analógico de TV em São Luís e mais 10 cidades do Maranhão e Bauru e outros 9 municípios de São Paulo. A partir dos primeiros segundos desta quinta-feira (29), essas cidades contarão apenas com o sinal digital.


Também a partir desta quinta-feira, as cidades de Presidente Prudente, São José do Rio Preto e outros 42 municípios de São Paulo poderão começar o desligamento do sinal analógico de forma escalonada até o dia 18 de abril.


“O processo deimplementação da TV digital é um sucesso. Estamos beneficiando principalmente as pessoas mais humildes, que têm na TV a única fonte de informação e entretenimento” disse o ministro, durante a solenidade na sede do MCTIC.


O diretor geral da ABERT Cristiano Lobato Flores também ressaltou o êxito do desligamento do sinal analógico de TV. “Com a chegada da TV digital nessas cidades, estamos atingindo 85 milhões de brasileiros que contam apenas com o novo sinal, mais nítido e com melhor qualidade de áudio. Esse processo feito em conjunto, entre radiodifusores, governo e empresas de telecomunicações, realmente é um marco”, disse Flores.


De acordo com Juarez Quadros, até o final de agosto todas as capitais brasileiras terão exclusivamente o sinal digital de TV, e até o final de 2018, cerca de 125 milhões de brasileiros assistirão apenas à TV digital. “Até o momento temos que comemorar, mas ainda há muitos desafios para enfrentar. Nos próximos meses, vamos chegar na região Norte e algumas cidades do Nordeste,” concluiu.


Fonte: Escrito por Fernando Meira Dias – ABERT


DESTAQUE SERTESP - 23/05/2024

COMUNICADO A TODAS AS EMISSORAS DE RÁDIO, TELEVISÃO E PRODUTORAS

Pular para o conteúdo