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TV digital móvel leva TV a novos aparelhos e smartphones


Quinta, 18 de fevereiro de 2010, 09h39 Atualizada às 10h46
Eric A. Taub

Quem ainda tem tempo de sentar no sofá e ver TV? Nos últimos dez anos, emissoras de TV perderam 25% de sua audiência. Então, para recuperar alguns espectadores, o setor tem um plano para prender a atenção das pessoas em movimento. A partir de abril, oito emissoras de televisão de Washington D.C. irão transmitir um sinal para uma nova classe de aparelhos capazes de mostrar a programação televisiva mesmo em um carro em alta velocidade.

Ao todo, 30 emissoras de Atlanta, Chicago, Los Angeles, Seattle e Washington instalaram o equipamento necessário, a custos de US$ 75 mil a US$ 150 mil.

“Gerações mais jovens querem programação móvel”, disse Dennis Wharton, porta-voz da Associação Nacional de Radiodifusores. “O acesso à TV no celular, no laptop ou no carro é uma mudança de jogo para as emissoras locais. Isso trará um renascimento para a transmissão de TV por ondas aéreas.”

Se um número suficiente de pessoas assistir à TV usando a tecnologia móvel, conhecida como, por falta de um nome mais comercial, “Padrão ATSC de TV Digital Móvel”, as emissoras locais poderão cobrar mais pelos comerciais e aumentar sua receita.

Capturar sinal numa TV portátil nem sempre foi um desafio. Quando a televisão analógica era o padrão do país, um pequeno aparelho era capaz de capturar o sinal num estádio de beisebol, na praia ou no carro, embora os espectadores tivessem que aguentar a imagem de má qualidade.

Mas o padrão americano de TV digital oficializado no ano passado foi desenvolvido para televisões estáticas. Os aparelhos móveis precisam capturar um sinal especial, uma fatia da frequência de transmissão, e o software processa o sinal para mostrar uma imagem nítida e portátil.

A tecnologia será usada em novas televisões portáteis com telas de até dez polegadas e em smartphones e laptops com adaptadores especiais que também receberão os sinais. Os aparelhos devem ficar dentro de um raio de 96 km de uma torre de transmissão para obter uma imagem com a mesma nitidez da televisão em casa.

Os primeiros aparelhos estarão disponíveis em abril. Eles incluem um aparelho de TV e DVD de US$ 249 da LG; um aparelho de US$ 120 do tamanho de uma caixa de cigarro da Valups, fabricante coreana de conversores digitais, que retransmite o sinal móvel a um iPhone, iPod ou BlackBerry através de uma rede sem fio; hardlocks de PC (adaptadores de plugue) e conversores para automóveis da iMovee; e uma TV móvel para iPhone/iPod de US$ 149 da Cydle.

Depois que os sinais forem ligados e os aparelhos ganharem popularidade, as emissoras podem acrescentar canais especiais, como esportes ou previsão do tempo, oferecendo mais oportunidades de receita.

O padrão de TV digital móvel também permite uma comunicação de mão dupla. Ao ver um comercial, o espectador pode apertar o botão para ver mais informações ou requisitar que elas sejam enviadas por e-mail. O sistema também pode ser usado para votações, enquetes e medições de audiência.

Os aparelhos de TV móveis com função GPS também poderiam fornecer comerciais específicos em certos locais, por exemplo, o comercial de um restaurante só apareceria para alguém que se encontrasse perto dele.

Se a TV digital móvel se mostrar popular, ele poderá ameaçar a FLO TV, um serviço de assinatura desenvolvido pela Qualcomm que oferece a programação das quatro principais emissoras comerciais de TV, bem como Comedy Central, ESPN, entre outros. Para assistir, os assinantes devem comprar um receptor de US$ 200 ou um smartphone compatível e pagar US$ 150 de anuidade, ou US$ 200 por dois anos.

“A TV digital móvel gratuita será devastadora para o que já é um mercado muito pequeno da FLO TV”, disse Richard Doherty, analista do Envisioneering Group.

A FLO TV não vê a questão da mesma forma. Ela espera vender seus serviços como um adicional especial, da mesma forma que os consumidores assistem à TV aberta e pagam por serviços de cabo. “Poderia haver algo como ‘O Melhor do Canal FLO TV’ que venderíamos junto de canais digitais gratuitos”, disse Alice Kim, vice-presidente sênior de estratégia da companhia.

Como a FLO é direcionada ao mercado de smartphones, as emissoras por trás do esforço da TV digital móvel estão ansiosas para que seu serviço também seja desenvolvido para celulares. A Samsung Electronics, uma das maiores fabricantes de celular do mundo, está testando a TV móvel em um celular Moment modificado para descobrir se a tecnologia é uma boa oportunidade de negócio para as operadoras móveis.

“As pessoas não querem carregar um player de vídeo separado”, disse John Godfrey, vice-presidente de governo e assuntos públicos da Samsung Electronics. “O telefone móvel é o aparelho essencial para os consumidores.”

Tradução: Amy Traduções

The New York Times

 

Fonte: Site Terra Tecnologia


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