Segundo estudo da Deloitte, 34% dos norte-americanos escolhem a televisão como mídia favorita
15 de Dezembro de 2009 às 18:47
Um estudo da Deloitte (“State of the Media Democracy”) demonstra que a TV é a mídia favorita dos norte-americanos. A pesquisa, feita com 2.047 pessoas (idades entre 14 e 75 anos), aponta que a televisão foi escolhida por 34% dos entrevistados. No ano passado, esse trabalho registrou o índice de 27% para a TV.
Na sequência estão a internet, a música e os livros. O cinema, apesar de registrar bilheterias generosas com algumas produções recentes, não conquistou tanta popularidade quanto a televisão. De acordo com o trabalho da Deloitte, 71% das pessoas colocam a TV entre as principais opções de mídia. Dos entrevistados, apenas 22% colocaram a telona entre os top 3 da mídia.
Para a Deloitte, os números indicam que os consumidores norte-americanos estão mais dispostos a permanecer em casa e usufruir de entretenimento por meio da TV do que sair e gastar com alternativas ao “ar livre”. De fato, a quantidade de horas gasta em frente aos aparelhos aumentou: são quase 18h por semana, um aumento de duas horas em relação à pesquisa do ano anterior.
Outro dado do estudo é que os norte-americanos creditam à TV a publicidade mais impactante. Perguntados sobre a efetividade da propaganda conforme os tipos de mídia, os entrevistados colocaram a televisão na frente (83%). Em segundo lugar ficaram revistas (50%), seguidas, na ordem, por online, jornais, rádio, outdoors, cinema, DVD, celulares e videogames.
Com os recursos tecnológicos que permitem deixar a propaganda de lado, esperava-se que a atitude de pular comerciais cresceria. No ano passado, 71% dos entrevistados disseram preferir preferem assistir TV normalmente, com publicidade. No atual estudo, o índice ficou em 61%. Assistir pelos DVRs (os aparelhos digitais que podem gravar a grade) é a segunda resposta para a maneira favorita de acompanhar a programação, com 21% – na pesquisa de 2008 esse dado era de 19%. Depois, estão portais online como Hulu, o DVD ou os discos de tecnologia Blu-ray e serviços on demand para televisão.
Ed Moran, diretor de insights e inovação da Deloitte, disse que os norte-americanos continuam a adorar a TV. Mas a busca pela conexão entre televisão e internet vem crescendo. Em 2008, 58% dos entrevistados disseram procurar por aparelhos com acesso a web. Neste ano, esse número subiu para 65%.
Fonte: Meio & Mensagem Em Pauta
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