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Twitter e rádios viram fonte de informação


Economia – Página 28
Na nova era tecnológica, velho aparelho a pilha se manteve como opção confiável na busca de notícias sobre a pane

O primeiro apagão ocorrido na era de smartphones, internet sem fio e Twitter demonstrou a importância de se mesclar o uso de novas e velhas tecnologias, de acordo com a necessidade do usuário.
Com televisão e computadores inacessíveis na noite de anteontem, pela falta de energia, boa parte dos brasileiros teve de alternar entre os modernos celulares e o antigo radinho de pilha como fontes de informação. Até mesmo a assessoria de imprensa da Usina de Itaipu, que se viu no olho do furacão com dúzias de jornalistas tentando se comunicar, concluiu que o Twitter era a melhor forma de repassar notícias sobre a crise.
Itaipu ganhou dois mil seguidores em 12 horas Pelo celular, muitos acessavam a internet e ligavam para familiares, tentando descobrir a extensão do problema ou apenas comentando sobre os transtornos vividos.
No melhor espírito do jornalismo colaborador, enviavam e-mails para rádios e mensagens para o Twitter, disseminando informações — algumas corretas, outras desencontradas. O conteúdo variava entre celebridades contando o que faziam durante a falta de luz a usuários buscando saber o que estava acontecendo. Quem tinha aparelhos mais sofisticados pôde também aproveitar as benesses da TV Digital.
No caso do Twitter da Usina de Itaipu, a ideia de criar a conta partiu de Gilmar Piolla, superintendente de Comunicação Social, que estava em Curitiba quando as luzes começaram a se apagar. Ele se viu assoberbado por ligações de jornalistas de todas as partes do país. Enquanto isso, na televisão e no rádio divulgavase a informação de que uma falha na usina teria causado o problema.
Para agilizar seu trabalho, então, Piolla resolveu criar a conta no Twitter e transformála numa central de notícias sobre a crise. Em menos de 12 horas já eram mais de dois mil seguidores. Com o sucesso da empreitada, o site passou a ser mais uma fonte oficial de Itaipu para informações rápidas.
E, como o brasileiro não perde tempo, depois de tanto burburinho digital uma loja online que vende camisas com estampas personalizadas ofereceu o modelo “Apagão 2009, eu twittei”.

 

Fonte: O Globo – Economia

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