por Guilherme Cherman em 29 de novembro, 2009
O Ministério das Comunicações informou neste domingo que o sinal da TV digital aberta já chegou a 26 cidades do país, das quais 19 são capitais. O plano inicial previa o sinal em 6 cidades até o início de 2010.
As vendas dos conversores digitais, entretanto, não foram boas. Menos de 1 milhão de conversores foi vendido em de dois anos. Wilson Périco, presidente do Sindicato da Indústria de Aparelhos Elétricos e Eletrônicos de Manaus, afirma que o ministério estimava que as vendas chegariam a 9 milhões.
Segundo o presidente da Abert (Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão), Daniel Slaviero, 90 milhões de brasileiros já estão aptos a receber o sinal digital, porém muitos não o fazem pelos altos custos e por não saberem quais as vantagens de usar o novo aparelho.
O governo federal está tentando acelerar a adoção do conversor: a partir de 2011, todos as TV de plasma ou LCD terão de vir com conversores embutidos. Segundo o vice-presidente da Panasonic, os televisores da empresa terão o conversão até a Copa do Mundo de 2010.
Lula também quer que 2016 seja o último ano para a transmissão do sinal analógico, mas oficiais da administração já disseram que a possibilidade de uma prorrogação não será descartada.
Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.