SERTESP - Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão no Estado de São Paulo

Sindicato das Empresas de Rádio e
Televisão no Estado de São Paulo

Dia: 17/09/2010

Anatel aprova edital para leilão de frequências 3G

O conselho diretor da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) aprovou ontem o edital para leilão da Banda H – a última faixa de frequência para a tecnologia 3G. O conselho determinou que a participação no leilão estará, inicialmente, restrita aos novos entrantes, ou seja, empresas que ainda não têm nenhuma faixa para uso da tecnologia 3G. A participação das operadoras que já atuam com essa tecnologia só será possível caso não apareça um concorrente novo.

Governo quer que ator seja pago também como autor

Esse é um dos pontos do projeto de lei de direitos autorais, que está em formulação no Ministério da Cultura e deve ser encaminhado ao Congresso até o final do ano.
O texto considera que roteiristas, diretores e atores de obras audiovisuais são também seus coautores, o que implica mudar a forma como são remunerados.
O projeto prevê a criação de entidades que possam fiscalizar a veiculação das obras e arrecadar dinheiro em nome dos participantes.

Empresas e Ecad desafinam

Donos de estabelecimentos que tocam música estão revoltados com o aumento aplicado pelo escritório. Órgão garante que as correções dos valores não foram abusivas, mas apenas uma readequação da tabela defasada

A novela sem fim dos direitos autorais

Uma disputa sem fim. A maioria das emissoras de rádio e televisão contesta o valor reivindicado ou a taxa cobrada pelo Ecad – 2,5 % do faturamento bruto mensal. Um assunto que sempre acaba nas mãos da Justiça para resolver. E, certamente, com novos e longos capítulos pela frente.

Decisão sobre licenças de TV a cabo sairá só no final de novembro

Conselheiro Jarbas Valente pediu a prorrogação de vista da matéria por mais 70 dias O Conselho Diretor da Anatel ampliou nesta quinta-feira (16) por mais 70 dias o pedido de vista do Planejamento do Serviço de TV a Cabo e do Serviço de Distribuição de Sinais Multiponto Multicanal, feito pelo conselheiro Jarbas Valente. Com isso, a matéria que servirá de embasamento para que as licenças sejam concedidas, sem necessidade de licitação, voltará para apreciação do conselho no final de novembro.

TV digital na América do Sul avança com participação do Brasil

Os governos e empresários do Brasil, da Argentina e do Uruguai deram, nos dias 14 e 15 deste mês, mais um passo na implantação da TV digital na América do Sul ao reunirem-se em Montevidéu e em Buenos Aires para desenvolver parcerias já existentes e também para analisar a possibilidade da realização de negócios envolvendo bens e serviços especificamente destinados à emissão e recepção do sinal desse tipo de TV.

Das imagens fantasmáticas aos telões de alta definição

A televisão brasileira completa 60 anos neste fim de semana e eu peço licença para celebrá-la como se a festa fosse minha. Afinal, não deixa de ser. Nascemos quase juntos e juntos vivemos essas seis décadas de sucesso, polêmica e evolução contínua, desde os modestos aparelhos em preto e branco com imagens fantasmáticas até os espetaculares telões de alta definição. Para um fanático telespectador da primeira geração como eu, essa não é uma efeméride qualquer. Ela comemora a pujança de uma tecnologia que, mais do que qualquer outra antes do computador pessoal, moldou o nosso tempo e definiu nosso estilo de vida.

Em busca de sintonia

A televisão brasileira faz 60 anos sob o fogo cruzado das novas tecnologias e exigências de um público em constante mudança de hábitos.

Brasil começa a fabricar chips para smart card ainda em 2010

A cidade de São Leopoldo (RS) receberá a primeira fábrica para produção de chips em larga escala do Brasil. Trata-se de uma iniciativa comandada pela HT Micron – joint venture entre a sul-coreana Hana Micron e a brasileira Altus Sistemas. As expectativas são de que a operação entre em funcionamento até o final de 2011, porém, a empresa pretende lançar o primeiro produto no mercado nacional nos próximos três a quatro meses, por meio de uma fabricante terceirizada.

Pular para o conteúdo