SERTESP - Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão no Estado de São Paulo

Sindicato das Empresas de Rádio e
Televisão no Estado de São Paulo

Notícias SERTESP

Americanos querem ter acesso a Rádios locais via celular


Um pesquisa realizada nos Estados Unidos constatou que 76% dos usuários de celulares do país pagariam uma taxa única de US$ 0,30 para ter acesso às estações de Rádio locais em seus aparelhos celulares.

O acesso se tornaria viável com a implantação de um sintonizador de Rádio embutido no telefone móvel. O levantamento, realizado na internet com a participação de 2.587 adultos, foi encomendado pela NAB, National Association of Broadcarsters (Associação Nacional das Empresas de Radiodifusão) e executado pela Harris Interactive, empresa de pesquisa de mercado em internet.

Segundo o vice-presidente executivo de Comunicação da NAB, Dennis Wharton, a maioria dos usuários de celulares no país não tem tido acesso gratuito e livre por via área (antena) às suas Rádios locais preferidas. De acordo com ele, isso ocorre porque as fabricantes de celulares e as operadoras oferecem ao consumidor um pacote fechado de dados, deixando de fora o acesso às Rádios locais. “Com a maior parte do mercado de telefonia celular dos país sendo construída sobre contratos de exclusividade entre operadoras e fabricantes, a maioria dos consumidores paga pelo %u2018streaming%u2019 de diversos aplicativos como base de dados, sem alternativa para acesso à livre radiodifusão”, afirmou.

As notícias meteorológicas locais e a programação musical foram as principais razões levadas em conta pelos pesquisados para justificar o interesse em ter acesso a Rádios locais em seus celulares. Os participantes da pesquisa também consideraram relevantes os alertas de emergência em tempo real. Para o diretor de Tecnologia da Abert, Ronald Barbosa, os pacotes de dados fechados podem oferecer acesso a Rádios do mundo todo. Por outro lado, as pessoas são privadas de participarem dos benefícios das programações locais. “As pessoas querem ouvir a programação local. Recebendo o sinal por meio de pacote de dados, o usuário tem acesso a Rádios do mundo todo, mas não pode participar, por exemplo, de promoções, eventualmente transmitida nas programações do país de origem do sinal. A despeito da mídia a ser utilizada, é importante para as pessoas continuarem a ter acesso a uma radiodifusão livre e gratuita”, afirma. No Brasil, os aparelhos celulares dispõem de sintonizador que permite acesso às Rádios locais em FM. “E é interessante que continue dessa forma”, afirma Barbosa.

Estudo divulgado em 2008 pela TNS – Pesquisa de Mercado Global mostrou que 45% dos usuários de celulares na América Latina e na Ásia citaram o Rádio AM / FM como uma de suas principais razões para a compra de um celular. Outro estudo da NAB, divulgado no mesmo ano, concluiu que é esperado um acréscimo de 700 milhões de celulares com capacidade para FM em todo o mundo, até 2011.

DESTAQUE SERTESP - 23/05/2024

COMUNICADO A TODAS AS EMISSORAS DE RÁDIO, TELEVISÃO E PRODUTORAS

Pular para o conteúdo