O rádio agora tem uma data oficial no calendário brasileiro: em 25 de setembro será celebrado o Dia Nacional do Rádio. A Lei 15.101/2025, que oficializa a data, foi sancionada nesta terça-feira (14) pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Desde 1966, a ABERT já comemorava simbolicamente a data. A iniciativa foi lançada pelo então presidente da Associação, João Calmon, durante o IV Congresso Brasileiro de Radiodifusão, realizado em Salvador (BA).
A escolha do dia 25 de setembro presta homenagem ao nascimento de Edgar Roquette-Pinto, conhecido como o “pai da radiodifusão no Brasil”. Médico, professor e antropólogo, Roquette-Pinto foi um pioneiro ao fundar, em 1923, a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro, a primeira emissora brasileira, que mais tarde se tornaria a Rádio MEC. Sua visão inovadora transformou o rádio em um veículo de disseminação de cultura e informação, revolucionando a comunicação no país.
A oficialização do Dia Nacional do Rádio ocorre em um ano especial, que marca os 140 anos de nascimento de Roquette-Pinto e os 70 anos de seu falecimento.
fonte: ABERT
Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.