O ministro Hélio Costa (Comunicações) apresentará nesta segunda-feira à Costa Rica o modelo nipo-brasileiro de TV digital. A visita é parte de um périplo na América Latina por adesões à opção tecnológica feita pelo Brasil e pela ampliação de mercados para a indústria nacional. Ele vai se reunir com o ministro da Presidência da Costa Rica, Rodrigo Arias, cargo similar ao titular da Casa Civil, e depois almoçará com empresários e representantes do governo daquele país.
A tecnologia nacional já foi adotada por Peru, Argentina, Chile e Venezuela. Em todos esses casos, a escolha ocorreu após visitas semelhantes à que o ministro fará à Costa Rica.
Seria uma conquista estratégica principalmente pela proximidade do mercado dos EUA.
Estão bem adiantadas também as conversas com Equador, Cuba e Uruguai. Na semana passada, em audiência com o presidente uruguaio, José Mujica, a apresentação do ministro brasileiro incluiu a oferta de uma linha de financiamento do BNDES de R$ 40 milhões para pesquisas de tecnologia e softwares.
O Uruguai seria uma adesão emblemática, já que há quatro anos o país elegeu o padrão europeu. Teria que migrar para o sistema nipo-brasileiro. Linhas de crédito também fazem parte do pacote a ser oferecido aos costa-riquenhos, em valor ainda a definir.
Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.