Os fabricantes de videogames adotaram a revolução tridimensional, acompanhando uma tendência crescente nos estúdios de Hollywood, para o desenvolvimento de uma nova geração de produtos, uma estratégia considerada arriscada, uma vez que poucas residências estão equipadas com a nova tecnologia.
Na feira Gamescom, a mais importante da Europa dedicada a jogos interativos e de entretenimento, aberta na cidade de Colônia, a oeste da Alemanha, líderes do mercado apresentaram até domingo seus novos produtos e a incorporação da animação em 3D em suas criações.
A gigante japonesa Sony, por exemplo, já trouxe novidades, como um game que simula dirigir um veículo de rally em um cenário tridimensional ou outro em que o jogador tem a sensação de que a bola de tênis virtual se aproxima dele.
– Estamos muito ativos (neste segmento) e já propusemos uma grande quantidade de produtos ao mercado – explicou Kazuo Hirai, chefe da divisão de entretenimento da Sony, ao mencionar o cada vez mais importante nicho deste mercado bilionário.
– A quantidade de unidades (receptoras desta tecnologia) precisa aumentar – emendou Hirai.
– Para isso, temos que desenvolver videogames, programas de televisão em 3D, filmes em 3D na versão Blue-Ray.
O grupo tem um interesse especial no desenvolvimento destas tecnologias, já que é o principal fabricante de telas compatíveis.
A Sony espera que 10% das vendas de televisores este ano sejam de aparelhos compatíveis para a animação tridimensional e desenvolve tecnologia tridimensional que prescinda de óculos especiais.
Segundo Hirai, os videogames são mais fáceis de desenvolver em três dimensões do que os filmes, uma vez que tudo é feito em computador.
Metas diferentes Mas nem todos os atores do setor partilham o mesmo entusiasmo da Sony por causa do custo das TVs compatíveis e da necessidade de óculos.
A japonesa Nintendo optou por desenvolver sua própria tecnologia e está construindo uma nova interface portátil própria, a 3DS, capaz de reproduzir imagens tridimensionais sem o suporte dos óculos.
No entanto, os jogos em 3D têm um custo 20% superior aos tradicionais, explicou Olivier Wolf, vice-presidente da divisão de games e entretenimento dos estúdios Warner Bros.
Apesar disso, o desenvolvimento de animação tridimensional também está no centro da estratégia da Warner Bros., afirmou Wolf, reconhecendo que o mercado demorará ainda dois ou três anos para se lançar.
Segundo ele, a prioridade é o desenvolvimento de jogos de corridas e de lutas, nos quais as imagens tridimensionais são mais impressionantes.
Fonte: Jornal do Brasil – Primero Caderno
Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.