09 de setembro de 2010 • 12h25 • atualizado às 13h14
Thaís Sabino
Direto de São Paulo
A garantia dos direitos dos clientes foi assunto do debate sobre tecnologia, realizado e transmitido pelo Terra , na manhã desta quinta-feira. O deputado Jorge Bittar (PT-RJ) cobrou maior fiscalização da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) sobre as empresas de telefonia e atuação forte do Procon para que exista qualidade nos serviços de internet de banda larga e TV por assinatura. “Precisamos de atuação forte do Procon e mais fiscalização da Anatel, que seja permanente”, disse Bittar.
Segundo ele, a maioria das reclamações dos consumidores é relacionada às teles, principalmente, quando as pessoas tentam resolver o problema pelo teleatendimento e passam horas sem receber uma solução, segundo ele. “Precisamos melhorar o atendimento aos consumidores”, disse.
O deputado Julio Semeghini (PSDB-SP), quem também participou do debate, rebateu as críticas de Bittar. Semeghini disse que há dois anos “o Brasil não sabia o que era internet banda larga, quando comprava uma velocidade e mesmo assim a internet estava lenta, não era uma coisa bem conhecida”, o que tornava difícil a fiscalização. Segundo ele, neste ponto, houve avanços.
O problema apontado pelo deputado foi a falta de eficiência na aplicação de multas. Semeghini afirmou que às vezes a Anatel multa e a empresa recorre do processo por vários anos. “Precisamos garantir que as multas ofereçam prejuízo às empresas e sejam aplicadas da forma correta”, completou.
Redação Terra
Fonte: Site Terra – Brasil
Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.