Segundo matéria publicada no Estado de São Paulo, a 22a. edição do relatório anual Mídia Dados Brasil 2010, elaborada pelo Grupo de Mídia São Paulo com informações de mercado, mostra que o setor de comunicação teve forte expansão em 10 anos.
Os 15 maiores anunciantes privados, por exemplo, investiram R$ 13,2 bilhões em publicidade em 2009. Há uma década, esse grupo de maiores anunciantes aplicava R$ 2,1 bilhões. Portanto, no período, cravaram um crescimento superior a 500%.
Do lado das agências de publicidade, o impulso não tem sido diferente. As 15 maiores agências aumentaram em quase 2.000% a movimentação de recursos em mídia nos últimos dez anos, O volume de dinheiro que passou pelas agências pulou de R$ 1,1 bilhão, em 2000, para R$ 22,7 bilhões, no ano passado.
A análise dessas informações, que desenham um mercado robusto e longe da crise global que tem afetado alguns dos grandes conglomerados de comunicação global, está numa edição que, este ano, também foi excepcional com suas 776 páginas. Trata-se de um recorde histórico em mais de 10 anos de levantamento de dados regularmente pela instituição.
Sob o título “Uma década de ouro”, o relatório traz informações sobre audiência dos veículos. Mostra que a participação dos meios de comunicação no bolo publicitário permanece a mesma na década. A TV aberta segue na liderança com 60,9% de participação; seguida pelos jornais, com 14,1%; revistas (7,7%); Rádio 4,4%; internet (4,3%); TV por assinatura (3,7%); mídia exterior com 2,9%; e guias e listas (1,6%).
Apesar desse cenário antigo em distribuição de verbas, o mercado brasileiro é visto como moderno, plugado e vive período de atração de grupos estrangeiros
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