Preços estão em média 10% mais baratos só este ano, e alguns modelos já vêm com acesso a rede Wi-Fi
Bruno Rosa
Ha um ano, o consumidor, ao comprar um televisor, se dividia entre os modelos de LCD (tela de cristal liquido, na sigla em ingles) e os de plasma. Este ano, com o avanco tecnologico, o varejo e os fabricantes apostam suas fichas em modelos de LED e nos novissimos televisores com 3D, que exibem imagens em tres dimensoes. E mais: quase todos esses novos aparelhos ja vem com conexao a internet e ainda contam com a possibilidade de fazer ligacoes telefonicas.
Diferentemente das telas de LCD, as de LED sao mais brilhantes, permitem um maior contraste e apresentam cores mais vivas. E por isso que, segundo projecao das fabricantes, as TVs de LED devem fechar o ano com mais de um milhao de unidades vendidas, representando cerca de 15% dos 6,5 milhoes de aparelhos de telas finas que deverao ser comercializadas ate o fim deste mes. As de 3D devem encerrar 2010 com 40 mil pecas comercializadas.
No caso dos televisores 3D, ha ainda os com tela de LED e plasma. Em todos os casos, a diferenca esta na taxa de atualizacao entre as telas. Quanto maior a frequencia de atualizacao, expressa em Hertz, menor e o rastro na formacao da cena em movimento.
E, assim como aconteceu com as telas de LCD e plasma, os precos de LED e 3D ja estao em queda. Entre marco e dezembro deste ano, os modelos ficaram, em media, 10% mais baratos. Em alguns casos, o recuo chega a 20%.
Embalados pelo crescimento da economia, os fabricantes esperam alta neste fim de ano. Em alguns casos, a expectativa e de um crescimento de 100% em relacao ao fim do ano passado.
Empresas esperam alta de ate 100% nas vendas
A Samsung ja percebeu que existe uma migracao entre os consumidores: quem ja tem uma tela fina esta comprando modelos com mais qualidade de imagem (caso do LED) e buscando novas experiencias (3D). Segundo Rafael Cintra, gerente senior de TVs da empresa, os 3D exibem tambem imagens no formato tradicional (2D), devido a um conversor embutido no aparelho.
– As vendas estao superaquecidas. Em varios modelos, foi tudo vendido para o varejo. Esperamos alta de 100% nas vendas neste fim de ano em relacao a 2009. Relancamos os modelos de LED, que agora trazem pelo menos uma entrada USB. Todos esses novos modelos permitem o acesso a internet. Basta conectar um cabo de rede na TV ou instalar um roteador – explica Cintra.
Assim como os da Samsung, quase todos os modelos de LED e 3D do mercado sao Full HD, e grande parte deles ja conta com o conversor de TV digital embutido.
A Philips, que tambem espera boas vendas este ano, reforcou toda a sua linha de televisores com a possibilidade de conexao a internet. A diferenca e que, nesse caso, o cliente consegue acessar qualquer pagina na rede. As TVs da empresa contam com um recurso que exibe luzes nas laterais, o Ambilight, acompanhando as cores da imagem.
– Hoje, e possivel usar o teclado numerico do controle remoto ou um teclado virtual que aparece na tela da TV. Mas as telas de LED sao ainda transitorias, pois vao surgir novas tecnologias em breve, assim como as telas 3D. Hoje, os oculos incomodam muito. A industria caminha para uma visualizacao em 3D sem os oculos, mas a tecnologia ainda e muito cara – afirma Marcelo Natali, gerente tecnico de Produto da Philips.
A Panasonic tambem aposta em LED e 3D com telas de plasma. Um diferencial da companhia e a possibilidade de fazer ligacoes telefonicas via Skype atraves da instalacao de uma camera HD, vendida a parte.
Segundo Daniel Kawano, analista de produtos da fabricante, o mercado de LED duplicou este ano, e a tendencia e continuar crescendo.
– A busca pela qualidade de imagem e algo sem volta.
Hoje, o consumidor quer fazer da TV um centro de entretenimento.
Por isso, temos uma camera em HD, com a qual e possivel conversar via Skype . afirma Kawano.
Ricardo Sartori, superintendente comercial da H Buster, que ainda nao vende modelos 3D, ressalta que os precos dos televisores com telas de LED ja cairam 20% este ano, caso dos modelos de 32 polegadas, que passaram de R$ 1.999 para R$ 1.599:
– Com essa queda, os modelos de LED tem roubado espaco das telas de LCD. Em 2011, as telas de LED vao responder por 35% das vendas de telas finas.
E bom ficar de olho nas diferencas
A LG ressalta que existem no mercado modelos de LED (sendo 3D ou nao) para todos os bolsos. A diferenca, diz Fernanda Summa, gerente de Produtos de TVs, esta na frequencia de atualizacao da tela (refresh rate), expressa em Hertz, que varia de 60Hz a 240Hz.
– Temos ainda a 3D, que exibe imagens a 480Hz, permitindo uma qualidade maior, gerando mais precisao, pois o nivel de contraste e maior. Alem disso, as telas de LED tem lampadas apenas nas bordas, e as novas Full LED tem em toda a tela. Essa e a principal diferenca – afirma Fernanda.
A LG permite, por exemplo, gravar em 3D. Ao comprar um televisor LG, o cliente ganha uma camera que faz fotos e filma em tres dimensoes.
– Este ano, estamos falando de LED e 3D. Mas, no proximo ano, o assunto sera conectividade. Hoje, as pessoas querem entretenimento de forma ativa. Eles nao ficam mais esperando no sofa – explica a gerente da LG.
A Sony oferece hoje sete modelos 3D, com Wi-Fi integrado e frequencia de atualizacao de tela entre 60Hz e 480Hz. Os tamanhos tambem variam de 40 a 60 polegadas.
A arquiteta e decoradora Lelia Araujo e o tipo de consumidora que opta pelo que ha de mais moderno quando o assunto e a qualidade da imagem.
– Sempre estou de olho no que ha de mais moderno. Hoje, ha muitas opcoes interessantes de TVs de LED e 3D. E incrivel como esses aparelhos estao cada vez mais potentes.
A LED e mais fina e mais economica em relacao ao LCD .- diz Lelia, que tem uma TV de 52 polegadas na sala.
COLABOROU Carlos Alberto Teixeira
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Os modelos 3D vêm com a possibilidade de assistir ao conteúdo normal, em 2D. Para acionar o 3D, o cliente tem que ativar seu funcionamento, através do menu do aparelho
Cada fabricante oferece óculos específicos para seus televisores.
Por isso, não adianta usar óculos de marcas distintas da do aparelho de TV. Os óculos oferecidos no cinema (passivos, baseados em polaróides) não funcionam em casa. Os óculos para TV 3D, que são chamados ativos, funcionam em sincronia com a alternância das imagens da TV, que são exibidas, em sequência, uma para cada olho. Quem usa óculos de grau deve ficar atento. A maioria das TVs não permite usar dois óculos. Mas há exceções, é bom consultar o fabricante
Existem dois tipos de TVS 3D: as com monitores de plasma e de LED. A diferença principal se refere à frequência de atualização entre as telas, expressa em Hertz. Cada fabricante tem valores diferentes
Outra variável é o tempo de resposta da TV, que influencia na formação da imagem. Quanto menor o tempo de resposta, menor o rastro que fica na formação da cena exibida. Além disso, a de Plasma é para aquele público que monta um ambiente próprio para assistir filme (como uma sala mais escura)
A Panasonic recomenda só assistir a quatro horas por dia. A Philips não recomenda que crianças menores de 6 anos assistam a imagens em 3D porque a alternância do acionamento das lentes dos óculos pode prejudicar o cérebro da criança, ainda em formação
Todos os monitores de LED e 3D são Full HD, e a maioria deles já conta com o conversor de TV Digital embutido
Grande parte dos televisores possibilita o acesso à internet. Alguns modelos permitem a navegação livre na internet; outros, apenas através de canais específicos, como nos sites do YouTube, Twitter, Facebook e portais de notícias. Nos modelos, o próprio controle remoto funciona como teclado. Alguns fabricantes desenvolveram teclados virtuais, e outros contam com saída USB, possibilitando o uso de teclado externo ou até mesmo um similar sem fio
Algumas TVs podem se conectar à rede doméstica Wi-Fi (sem fio). Alguns aparelhos vêm com um acessório (adaptador) que transforma a TV em um dispositivo, que transforma o aparelho em um ponto, como se fosse um PC.
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