Ela já foi a “Rádio Rock”, depois se rendeu ao universo pop e, a partir do próximo domingo 27, será a rádio da Nestlé. Em um acordo de naming right e de customização, a multinacional escolheu a 89 FM para ser mais um ponto de contato com o seu público consumidor, transformando a emissora na Fast 89 FM – nome de sua linha de bebidas prontas, lançada em março de 2010.
A nova rádio nasce de um casamento entre a Nestlé a o grupo GC2 (que, além da 89 FM, também é dono das emissoras Alpha FM e de 50% da Nativa FM). Assim como ocorreu nos demais casos de rádios customizadas – como a SulAmérica Trânsito, OI FM e Mitsubishi FM – a marca chega dando nome à rádio e criando um novo estilo de comunicação e de contato com os ouvintes. A articulação do projeto durou menos de dois meses e contou com o apoio da agência WMcCann.
O principal diferencial da Fast 89, de acordo com os envolvidos no projeto, é o fato de a Nestlé estar investindo em uma emissora que já existe e que já tem tradição entre os ouvintes. “Nos exemplos de rádios customizadas que conhecemos a marca e a emissora criaram um estilo novo e o colocaram em uma frequência. O nosso caso é diferente porque a Nestlé quis investir na 89, que é uma marca tradicional no universo do rádio, apostando na força que temos junto ao público”, explicou Junior Camargo, diretor executivo da 89 FM.
Identificação foi o elemento que possibilitou a associação entre a Nestlé e a emissora. “A 89 tem o mesmo público e os mesmos interesses da nossa linha Fast, cujo alvo são os jovens e as pessoas modernas, que fazem diversas coisas ao mesmo tempo. A Nestlé até poderia ter uma rádio própria, mas acreditamos que uma parceria é sempre mais proveitosa”, opina Andrea Stoffer, diretor da unidade de negócios de bebidas da Nestlé.
A escolha da Fast
Com um portifólio gigante de marcas conhecidas do público, por que a Nestlé optou pela Fast na hora de batizar a rádio? “A marca Fast é um conceito, do qual estão por detrás outras marcas conhecidas nossas, como Alpino, Neston e Nescau. Queremos usar todos os recursos que o rádio permite para fortalecer o nome Fast e relacioná-lo ainda mais com a cultura jovem”, conta Izael Junior, diretor de comunicação ao consumidor da Nestlé.
Segundo ele, o grande diferencial da nova rádio será a interatividade com os ouvintes. Assim que entrar no ar oficialmente, às 18 horas do dia 27 de fevereiro a rádio passará a ter um novo site, com diferentes ferramentas, além de perfis nas principais redes sociais (Twitter e Facebook). A ideia é fazer com que os próprios ouvintes e internautas montem a programação, com as musicas de sua preferência. O estilo pop que configura a fase atual da 89 FM, porém, deverá prevalecer. Eventos e ações nas ruas devem reforçar o conceito da nova emissora.
Para marcar o “nascimento” da rádio, será realizado um evento, na marquise do Parque do Ibirapuera, em São Paulo, a partir do meio-dia do domingo da inauguração. Para divulgar a Fast 89, a WMcCann criou spots e anúncios de mídia impressa.
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