SERTESP - Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão no Estado de São Paulo

Sindicato das Empresas de Rádio e
Televisão no Estado de São Paulo

Notícias SERTESP

TV Digital: venda de kits e televisores bate recorde em feirões digitais

Todos os equipamentos para a digitalização do sinal de TV foram vendidos nos feirões digitais do último fim de semana, realizados em Campo Grande e Terenos, ambos em Mato Grosso do Sul.

Com preços promocionais, o estoque de kits digitais, compostos por antena, cabos e conversores, se esgotou em apenas 8 horas. Todos os aparelhos de TV também foram vendidos. Ao todo, mais de 1,5 mil produtos foram comercializados.

“Isso mostra que a população brasileira está consciente da necessidade da troca de aparelho para que possa continuar assistindo à TV aberta e gratuita”, afirma André Dias, diretor de Projetos Especiais da TV Globo.

Além das duas cidades sul matogrossenses, outros 19 municípios das regiões Norte e Centro Oeste deverão ter o sinal analógico desligado em 14 de agosto, entre eles, as capitais Porto Velho (RO), Rio Branco (AC), Palmas (TO), Macapá (AP), Rio Branco (AC) e Cuiabá (MT). O sinal digital beneficiará cerca de 4 milhões de pessoas nas duas regiões.

Pesquisas serão realizadas em datas próximas ao desligamento para confirmar se pelo menos 90% dos domicílios dessas cidades estão preparados para receber o sinal digital de TV aberta terrestre. O índice para o desligamento acontecer foi determinado em portaria pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).

População se prepara para novo sinal

A dona de casa Maria de Souza Picanço, moradora de Macapá, comemorou a chegada do sinal digital em casa. Ela recebeu a visita de técnicos da Seja Digital, empresa responsável pela digitalização da TV no Brasil, que ajudaram na instalação do kit digital. “Agora, vou poder continuar acompanhando minhas novelas”, disse ela.

De acordo com Hamilton Prazeres, representante da Seja Digital no Amapá, as ações estão voltadas para atender as famílias beneficiárias de programas sociais do governo federal, como o Minha Casa Minha Vida, Luz Para Todos e Bolsa Família, e que têm direito a receber o kit digital.

Ele alerta que os equipamentos são gratuitos para as famílias cadastradas e que, para solicitar a retirada, basta ligar no telefone 147.

“Surgiu um boato que os beneficiários do Bolsa Família teriam que pagar uma determinada quantia pelo kit. Por isso, cerca de 2 mil deles fizeram o agendamento, mas com esse receio, deixaram de fazer a retirada dos kits. É importante esclarecer que nada será cobrado pelo benefício e essas pessoas vão ter que reagendar a data para receber o kit”, esclareceu.

 

Fonte: Escrito por  Fernando Meira Dias – ABERT

Pular para o conteúdo