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O painel dos carros será o próximo campo de batalha para o rádio?

Esta questão frequentemente reaparece periodicamente, à medida que o rádio enfrenta uma batalha difícil contra os gigantes digitais prontos para agarrar o painel. O rádio híbrido é apresentado como uma solução de sobrevivência, uma vez que os carros continuam a ser o principal local para a audiência de áudio.

O rádio híbrido é uma mistura de rádio analógico e fontes de transmissão digital, como streaming, ou uma mistura entre rádio digital (principalmente da variedade local) e serviços de rádio por IP.

Nos EUA, a escuta automotiva continua sendo rei e é responsável por mais de 50% de toda a escuta de rádio. De acordo com pesquisa realizada pela Techsurvey Jacobs Media and Veritone, 58% dos 40.000 entrevistados nos EUA ouvem rádio AM / FM no carro, 18% rádio por satélite, enquanto a música pessoal atinge cerca de 3%. Os smartphones vêm em segundo lugar, atrás dos carros.

O mais interessantes são as razões classificadas para a atração duradoura do rádio: fácil de ouvir, apresentadores familiares, disponíveis gratuitamente, enquanto quase metade dos ouvintes concordou que ser local é a principal vantagem do rádio.

O rádio híbrido definitivamente aborda o desafio de “fácil de ouvir”: pressione um botão ou ative o rádio do seu carro por voz e você está no negócio. Se você sair da área de cobertura, um fluxo IP garantirá que você possa continuar a ouvir sua estação ou apresentador favorito, desde que o fluxo da estação possa ser acessado e coordenado com o serviço de transmissão sem fio.

O Hybrid também pode vincular a transmissão terrestre ao IP e garante a continuidade e o serviço aprimorado, personalizado e visualmente rico. Tudo isso é habilitado pelos metadados que acompanham o áudio na conexão de banda larga móvel.

No entanto, existem algumas questões importantes que devem ser consideradas sobre o rádio híbrido:

*As estações estão preparadas para pagar a conta das taxas de streaming vinculadas à transição da transmissão terrestre para IP, sem mencionar as possíveis taxas de direitos autorais incorridas enquanto o streaming é executado em segundo plano, pronto para entrar em ação apenas quando o terrestre falhar?

*As emissoras estão prontas para compartilhar as URLs e metadados de streaming e torná-los disponíveis para plataformas abertas ou entidades comerciais, sejam elas grandes empresas de patentes ou mesmo fabricantes de automóveis?

*A disponibilização de podcasting é essencial, considerando que na última Techsurvey, 6 em cada 10 ouvintes de rádio dos EUA não se incomodam com este produto, mas o podcasting não melhora a audição de rádio e possivelmente diminui tempo de escuta.

*Se o rádio híbrido é o caminho a seguir, este é um projeto e um empreendimento comercial dos EUA e de um mundo desenvolvido? De acordo com informações divulgadas no Dia Mundial das Telecomunicações e da Sociedade da Informação das Nações Unidas (17 de maio), 3,7 bilhões de pessoas, quase a metade da população mundial, continuam sem conexão com a internet.

 

FONTE:  SET  –  AESP

 
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