Brasília – Evento contou com diversas autoridades que discutiram o futuro do setor
O Ministério das Comunicações realizou nesta quarta-feira, 18 de dezembro, em Brasília (DF), a terceira edição do Radiodifusão 360. O evento reuniu representantes do setor e autoridades para apresentar ações e entregas da pasta sob a liderança do Ministro Juscelino Filho. A programação contou com a presença de diversas autoridades e representantes do setor.
Entre os participantes estavam o Presidente da Comissão de Comunicação da Câmara, Silas Câmara; o Secretário de Comunicação da Câmara, Deputado Federal Jilmar Tatto; o Secretário de Comunicação Social Eletrônica, Wilson Weillisch; o Secretário de Políticas Digitais Secom, João Caldeira Brant Monteiro de Castro; o Diretor-Presidente da Empresa Brasil de Comunicação, Jean Lima; o Presidente da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert), Flávio Lara Resende; o Presidente da Associação Brasileira de Rádio e Televisão (Abratel), Márcio Novaes; e o Presidente da Associação Brasileira de Rádio Comunitária (Astral), Gerson de Castro. Também esteve presente Paulo Henrique Castro, conselheiro da Sociedade Brasileira de Engenharia de Televisão (SET) e presidente eleito da associação para o biênio 2025/2026.
Apresentações e anúncios
Wilson Weillisch destacou iniciativas importantes para o setor em 2024, incluindo o Programa Brasil Digital, que visa expandir o serviço de televisão digital para todos os municípios brasileiros. Ele também anunciou o lançamento do SURIA (Sistema Unificado de Radiodifusão e Ancilares), plataforma destinada a centralizar informações sobre outorgas e facilitar consultas para os usuários.
Além disso, Weillisch abordou a atualização da legislação do setor e a condução de novas outorgas e licitações. No tema da TV 3.0, enfatizou a escolha do padrão tecnológico, elogiou os trabalhos do Fórum do Sistema Brasileiro de TV Digital Terrestre (Fórum SBTVD) e informou o envio da minuta do decreto para a Casa Civil, passo necessário antes da aprovação presidencial.
Reconhecimentos e impacto
Os deputados Jilmar Tatto e Silas Câmara elogiaram os trabalhos do MCom, destacando a importância da democratização do acesso à informação e da qualidade de conteúdo, principais papéis da radiodifusão no Brasil.
O Ministro Juscelino Filho definiu o evento como um marco para o setor, ressaltando que todas as iniciativas apresentadas buscam democratizar a radiodifusão com qualidade e credibilidade, com foco nos brasileiros como principais beneficiários.
fonte: TUDO RÁDIO
Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.