30 de julho de 2009
O ministro das Comunicações, Hélio Costa, se encontrou hoje com a presidente do Chile, Michelle Bachelet, em São Paulo, para dar continuidade às negociações entre os dois países para a adoção do ISDB-T (Integrated Systems Digital Broadcasting Terrestrial), o padrão nipo-brasileiro de TV Digital, pelo Chile.
O ministro recentemente reafirmou a intenção de criar um modelo Sul-Americano de Televisão Digital, voltado a atender as necessidades dos países do Cone-Sul. Em evento no Ministério das Comunicações na terça-feira, 28 de julho, o ministro falou sobre o estágio avançado das negociações no continente. “No âmbito internacional, após, a opção do Peru pelo modelo nipo-brasileiro, espera-se para breve a adoção de outros países vizinhos. As negociações com Chile, Argentina, Venezuela, Equador e Bolívia se encontram em estágio avançado”, disse.
Bolívia
O secretário de Telecomunicações do Ministério das Comunicações, Roberto Pinto Martins, está na Bolívia para participar de reuniões relacionadas ao ISDB-T (Integrated Systems Digital Broadcasting Terrestrial). A agenda do secretário prevê um encontro nesta sexta-feira em La Paz com o presidente boliviano Evo Morales, no “Seminário Técnico Internacional Estándares de TV Digital”.
O representante brasileiro vai divulgar as características técnicas do ISDB-T, as possibilidades de desenvolvimento e as vantagens da implementação do sistema nipo-brasileiro no país boliviano. As principais são a recepção do sinal de TV em celulares sem custo para o usuário e a não cobrança pelos direitos de uso dos programas utilizados nos aparelhos conversores. No encontro sobre padrões de TV digital, o governo boliviano deverá analisar também os sistemas Europeu e Chinês.
No dia 20 de julho, o secretário de Telecomunicações esteve em Quito, no Equador, como membro da missão oficial do governo federal de divulgação do ISDB-T. No âmbito internacional, após a opção do Peru pelo modelo nipo-brasileiro, espera-se para breve a adesão de outros países vizinhos. As negociações com Argentina, Chile, Equador e Venezuela estão avançadas. O objetivo do Ministério das Comunicações é estabelecer um Sistema Latino-Americano de Televisão Digital. (Da redação, com assessoria de imprensa).