O último relatório da TV Digital Research prevê que as receitas com serviços de TV por satélite chegarão a US$ 99,9 bilhões em 2020. Em 2013, faturamento foi de US$ 87,8 bilhões.
Realizada a previsão, significaria que as receitas de TV por satélite ultrapassariam as receitas de TV a cabo ainda em 2014, sendo responsável por quase metade (46%) do total das receitas de TV por assinatura no ano, subindo para 47,8% em 2020. O estudo calcula que, incluindo as famílias que recebem sinais gratuitos e pagos distribuídos por satélite, 439 milhões de lares receberão diretamente os sinais de TV via antenas parabólicas em 2020, um aumento de quase 100 milhões sobre a realidade no final de 2013. Mais de um quarto dos lares com televisão no mundo devem contar com uma antena parabólica em 2020, crescendo de 18,3% em 2010 e 22,3% em 2013.
A análise do mercado de satélite em 138 países aponta que a América Latina e a região Ásia-Pacífico devem concentrar a maior parte do crescimento, enquanto na Europa Ocidental as receitas devem cair, em consequência da concorrência com outras plataformas aumenta.
O relatório prevê que a receita vai mais que dobrar em 44 países. Os EUA deverão manter-se líderes no mercado de televisão por satélite (em receitas geradas) entre 2013 e 2020, resultando em US$ 40,57 bilhões durante todo o período. O Brasil será o segundo lugar, com um faturamento considerável de US$ 7,634 bilhões, seguido pelo Reino Unido com US$ 5,968 bilhões. Até 2020, a Índia provavelmente será o país que mais ampliou a receita gerada com TV por satélite – adicionando US$ 3,2 bilhões ao valor de 2013, triplicando o faturamento; seguida pelo Brasil, que deve adicionar US$ 1,6 bilhão ao seu faturamento; enquanto os EUA aumentarão a receita gerada em US$ 1,5 bilhão.
A análise também sugere a base de lares com recepção de TV paga por assinatura chegará a 271 milhões em 2020, contra 192 milhões no final de 2013 e 143 milhões no final de 2010. Dos 78,5 milhões de assinantes de TV por satélite por assinatura que chegarão à base entre 2013 e 2020, a Índia será responsável por 27,7 milhões, o Brasil por 5,8 milhões e a Indonésia por 5,4. A base total de TV por assinatura mais que dobrará em 47 países. Contudo, a TV Digital Research adverte que a base cairá em 13 países entre 2013 e 2020.
Comentando a pesquisa, Simon Murray, autor do relatório, disse: “As receitas de TV por satélite vão diminuir em 19 países entre 2013 e 2020. Muito disso é devido a uma maior concorrência, forçando plataformas de TV por satélite a oferecer pacotes mais baratos, levando a ARPUs inferiores. Além disso, os pacotes de televisão por satélite de baixo custo estão fazendo um impacto significativo em vários países”.
Fonte: Rapid TV.