Um convênio entre a ABERT, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e a Seja Digital, empresa responsável pela digitalização da TV no Brasil, formará novas equipes da Patrulha Digital. Com a parceria, alunos voluntários do SENAI serão capacitados para instalar kits digitais com controle, conversor e antena, nas casas dos moradores das cidades que terão o sinal analógico de televisão desligado. Durante a solenidade de assinatura, nesta segunda-feira (19), na sede da Confederação Nacional da Indústria (CNI), em Brasília, o presidente da da ABERT, Paulo Tonet Camargo, destacou o papel que as equipes têm na digitalização da TV no país.
“Tive a oportunidade de ver de perto o trabalho emocionante do SENAI. É um modelo de educação exemplar, que com a ajuda dos alunos voluntários e dos milhares de multiplicadores, chegamos aonde chegamos. Não teríamos desligado nem metade do que já conseguimos até hoje se não fosse essa parceria”, disse Tonet.
Para Tonet, grandes desafios ainda estão por vir. “Agora vamos desligar áreas mais remotas do interior do Brasil. Mas temos a premissa de nenhum brasileiro sem televisão. A digitalização da TV no Brasil é um case de sucesso, conseguimos fazer um trabalho inédito no mundo, e mais uma vez será um sucesso”, afirmou ele.
O diretor de projetos especiais da TV Globo, André Dias, ressaltou o resultado positivo alcançado pela Patrulha Digital. “São meninos que muitas vezes não têm um real para ajudar suas casas e mesmo assim estão ali como voluntários pelo simples fato de aprender e ajudar. Já vi aluno chorar de emoção por estar ajudando. É muito gratificante ver isso de perto e fazer parte de um projeto que muda a vida de tanta gente”, descreveu.
Até o final do ano serão desligados os sinais analógicos de mais de mil cidades de todo o país em 15 regiões metropolitanas.
Também participaram da solenidade de assinatura, na sede da Confederação Nacional da Indústria (CNI), em Brasília, o presidente do SENAI, Rafael Lucchesi, e o presidente da Seja Digital, Antônio Martelleto.
Fonte: Escrito por Julia Coelho – ABERT