SERTESP - Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão no Estado de São Paulo

Sindicato das Empresas de Rádio e
Televisão no Estado de São Paulo

Notícias SERTESP

ABERT participa de debate sobre novos desafios regulatórios no ambiente digital

O presidente da ABERT, Flávio Lara Resende, participou nesta quarta-feira (19) do debate sobre “Novos desafios regulatórios do ecossistema digital”, promovido pela Comissão de Comunicação da Câmara dos Deputados, em Brasília.

“Na maioria das vezes, o anonimato na internet e o uso de perfis falsos têm grande influência na produção de desinformação, atividades ilegais e manipulação da opinião pública online. No nosso entender, atualmente há um abismo entre quem deveria detectar e combater a atividade sem autenticidade online e quem se beneficia dela ilegalmente”, afirmou.

Lara Resende citou pesquisa realizada pelo Net/Lab da UFRJ, que avaliou golpes envolvendo uma suposta indenização a ser paga pela empresa Serasa, que circularam em anúncios nas plataformas digitais.

“Mesmo tendo sido alvo de denúncias em matérias dos principais veículos de imprensa, além de a própria Serasa ter desmentido em comunicado oficial, o golpe segue sendo veiculado livremente até hoje”, alertou Lara Resende.

A pesquisa identificou 4.321 anúncios que divulgavam o golpe, com uma estimativa de 7 milhões de pessoas atingidas. Cerca de R$ 500 mil foram investidos nesses anúncios fraudulentos, com o uso manipulado de imagem e voz de parlamentares de diferentes partidos, em ambos os lados do espectro político.

Fonte: ABERT

DESTAQUE SERTESP - 23/05/2024

COMUNICADO A TODAS AS EMISSORAS DE RÁDIO, TELEVISÃO E PRODUTORAS

Pular para o conteúdo