SERTESP - Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão no Estado de São Paulo

Sindicato das Empresas de Rádio e
Televisão no Estado de São Paulo

Notícias SERTESP

Anatel já liberou mais de 4 mil antenas de 5G pelo Brasil. Rede está em 15 capitais

O 5G segue em expansão pelo Brasil. Segundo uma reportagem veiculada pela colunista Mônica Bergamo, na Folha de S.Paulo, a Anatel e o governo brasileiro já liberaram mais de 4 mil antenas de 5G em 15 capitais do país. Com isso, cerca de 39 milhões de pessoas já estão cobertas pela nova tecnologia de internet móvel, desde que tenham dispositivos compatíveis com o 5G. Um painel realizado no SET Expo 2022, em agosto passado, revelou que a nova rede deverá chegar a todas as capitais estaduais até o final de 2022.

 

Segundo a jornalista, são 4.051 estações autorizadas para operarem o 5G no Brasil, para um universo de 84 modelos de smartphones compatíveis com a nova rede. 

 

O processo de implantação da nova internet móvel foi iniciado em julho passado, em Brasília. De lá pra cá, até agosto, o 5G passou a ficar disponível nas cidades de São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre, João Pessoa, Curitiba, Salvador, Goiânia, Rio de Janeiro, Florianópolis, Vitória e Palmas. 

 

Recife, Fortaleza e Natal tiveram a ativação da rede 5G realizada no início de setembro.

 

“Não é uma simples evolução, mas uma nova tecnologia de serviços móveis. Ela habilita a conectividade, a distribuição de conteúdo, o processamento e o armazenamento de informações. Isso trará grandes benefícios para diferentes segmentos da economia, como saúde, educação, agricultura e transporte. As aplicações são múltiplas, pois há uma capacidade muito maior de interação com o meio-ambiente. O 5G será adotado muito rapidamente pelo mercado e deve ser o serviço com mais assinantes em cinco anos”, destacou Hermano Pinto, diretor da Informa Markets, durante o SET Expo 2022.

 

5G interessa para o rádio e para todos os setores econômicos do país

 

O 5G é fundamental para a chamada “economia 4.0”, revolução tecnológica que poderá acelerar novos hábitos de consumo de mídia em todo o planeta. O rádio, que já experimenta um avanço de seu alcance digital através de várias iniciativas on-line, impulsionadas pela maior oferta de conexão por parte de ouvintes e também de dispositivos disponíveis (como smartphones e smart speakers), é um grande interessado nesse processo.

 

Como empresas, o rádio também pode experimentar benefícios operacionais através do avanço da conectividade e novas formas de ganhos, como o crescimento do mercado programático através do áudio digital e o fortalecimento de iniciativas como o rádio híbrido, que combina os pontos fortes da operação via dial (FM/AM) com streaming (e outros dados oferecidos pelas estações).

 

Todos os direitos são reservados ao Portal tudoradio.com, conforme a lei nº 9.610/98. A publicação, redistribuição, transmissão e reescrita são permitidas, desde que contenham os devidos créditos ao Portal tudoradio.com.

 

fonte: TUDO RÁDIO / AESP

DESTAQUE SERTESP - 23/05/2024

COMUNICADO A TODAS AS EMISSORAS DE RÁDIO, TELEVISÃO E PRODUTORAS

Pular para o conteúdo