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Anatel publica as novas regras para competição em telecom

Medidas estão no Plano Geral de Metas de Competição (PGMC), que estabelece normas para concorrência entre as prestadoras de serviços de grande e pequeno porte.

O Plano Geral de Metas de Competição (PGMC) de telecomunicações foi publicado hoje no Diário Oficial da União, por meio da Resolução nº 600, de 8 de novembro de 2012. O documento dispõe sobre o incentivo e a promoção da concorrência livre, ampla e justa no setor, além de aperfeiçoar a regulamentação relativa ao estabelecimento de assimetrias regulatórias com base em poder de mercado significativo.

O PGMC foi elaborado com o objetivo de propor medidas de promoção da competição e da diversidade dos serviços, de modo a incrementar a oferta de telecomunicações em padrões de qualidade e preços compatíveis com a exigência dos usuários.

As novas regras traçam as linhas gerais de análise para verificação da competição nos diversos mercados relevantes, com objetivo de tornar medidas regulatórias mais precisas e menos intervencionistas. Nesse sentido, prevê que não haja necessidade da imposição de medidas assimétricas nos mercados em que se considera existir nível adequado de concorrência.

O PGMC reúne, em um único documento, medidas específicas para a promoção da competição e possibilita futuras reavaliações sistemáticas e mais críticas sobre o desempenho da competição e o trato mais acurado do princípio da intervenção mínima no setor.

A Anatel reavaliará periodicamente os mercados relevantes identificados e os grupos detentores de poder de mercado significativo – além da necessidade e da adequação das medidas regulatórias assimétricas estabelecidas -, acompanhando permanentemente a competição e atuando, quando demandada, na composição de conflitos entre agentes econômicos.

FONTE:Computerworld -Telecom

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