A Associação Internacional de Radiodifusão (AIR) completou 64 anos nesta segunda-feira (4). Criada em 1946, a entidade representa mais de 17 mil emissoras de rádio e de TV nas Américas, na Ásia e na Europa. Organização não-govermamental que atua junto à Organização das Nações Unidas e à Unesco, a AIR tem como missão defender a liberdade de expressão e de pensamento e promover o trabalho de emisoras de rádio e de TV nas atividades de interesse público e social.
“Há 64 anos a AIR assumiu um compromisso com os povos do mundo. Hoje, renovamos esse compromisso com o futuro porque a liberdade de expressão deve ser conquistada dia-a-dia, e esse é o nosso trabalho”, afirma mensagem assinada por Luís Pardo Saínz e Héctor Oscar Amengual, presidente e diretor-geral da associação, respectivamente.
A história da AIR começou em abril de 1945, quando o radiodifusor uruguaio Donz Lorenzo Balerio Sicco propôs a emissoras norte-americanas a criação de uma conferência de radiodifusão privada, para agregar esforços, fortalecer a contribuição do setor e consolidar o princípio da liberdade de expressão nas Américas. O presidente da Abert, Emanuel Soares Carneiro, disse que a AIR “impõe-se como uma voz contundente em defesa do entendimento entre os povos, da garantia aos direitos humanos, em especial, à liberdade de imprensa, e da busca pacífica e democrática de soluções para os enormes desafios da sociedade contemporânea”.
O conselheiro da Abert e vice-presidente da AIR para a América do Sul, Daniel Slaviero, destacou a atuação contra as violações da liberdade de expressão. “A defesa intransigente da liberdade de pensamento marca a história da radiodifusão no continente, através da AIR”, afirmou Slaviero.
Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.