Enquanto os canais abertos perdem público, ou se agarram a um crescimento a conta-gotas, a TV paga iniciou 2014 crescendo cerca de 20% em audiência em São Paulo, em relação a 2013.
De janeiro a maio deste ano, a média diária de ibope dos “outros canais” (OCN, sigla do Ibope para denominar canais pagos) foi 8 pontos, ante 6,7 pontos do mesmo período no ano passado. Cada ponto representa 65 mil domicílios na Grande São Paulo.
Com esse índice, os canais pagos ocupam o segundo lugar em audiência consolidado na região, e já representam quase 60% da audiência da Globo. Nesse ritmo de crescimento, a TV paga pode ultrapassar a líder em menos de três anos.
Nos primeiros cinco meses de 2014, a média da Globo foi de 13,6 pontos, ante 14,3 pontos em 2013. A rede caiu 5%. O SBT foi de 5,3 (2013) para 5,2 pontos, e a Band passou de 2,5 para 2,4 pontos. As únicas que cresceram foram Record e RedeTV!. A primeira registrou de janeiro a maio média de 6,1 pontos, ante 5,9 (2013). A RedeTV! marcou 0,9 ponto neste ano, ante 0,8 ponto do ano passado.
Na faixa nobre (das 18h à meia-noite), a mais cara da TV, os canais por assinatura tiveram um crescimento de audiência de 21%, com média de 10,6 pontos. A Globo caiu 10%, marcando 21,2 pontos.