O mercado de rádio dos Estados Unidos segue destrinchando algumas das novidades e tendências descobertas pelo levantamento The Infinite Dial 2022, da Edison Research. O estudo mostrou que o áudio digital segue crescendo rapidamente em consumo entre os norte-americanos com 12 anos ou mais, avançando 5% em audição semanal em apenas 1 ano. As famosas smart speakers seguem impulsionando essa tendência, já que os smartphones atingiram um platô em adoção por parte dos consumidores, mas segue em patamar elevado. Acompanhe os recortes:
Segundo o The Infinite Dial 2022, a audição semanal de áudio online aumentou para 67% da população com mais de 12 anos nos EUA em 2022, acima dos 62% em 2021. Entre os principais dispositivos que impulsionam o consumo desse tipo de mídia, os smartphones seguem presentes em 88% da população dos Estados Unidos, valor percentual válido para os anos de 2021 e 2022, ou seja, não houve alteração. Outros aparelhos, como tablets, também estão estáveis em adoção.
Já as smart speakers, ou caixas de som com inteligência artificial, têm crescido em penetração a cada ano desde que a Edison Research incluiu os dispositivos à sua pesquisa Infinite Dial em 2017. As caixas registraram 33% em 2021 e 27% em 2020 de adoção por parte do consumidor. Isso significa que existem pelo menos 100 milhões de norte-americanos que possuem pelo menos um desses dispositivos.
E entre as marcas, a Alexa da Amazon segue na liderança com 23% de penetração nos EUA, seguida pelo GoogleNest com 11% e o Apple HomePod em terceiro com 2%.
É claro que o consumo de áudio digital pode crescer também entre os usuários de smartphones, mesmo sem mudança significativa no universo, já que há uma adoção maior ao formato nos dispositivos conectados.
E o receptor de rádio AM/FM?
O estudo apontou que 39% da população pesquisada afirmou que não possui um receptor AM/FM em casa. Porém o The Infinite Dial destaca que isso “não significa que eles não tenham acesso à programação AM/FM”. Segundo a Edison Research, 3/4 da população dos Estados Unidos contam com pelo menos um rádio receptor AM/FM e também uma smart speaker em sua casa. Em resumo: o número de consumidores com acesso ao conteúdo AM/FM em casa permanece estável em cerca de 75% durante os últimos quatro anos.
“Se você adicionar as pessoas que têm ambos ou apenas uma smart speaker, mas não um rádio, isso sugere que uma proporção significativa da população dos EUA é de fato capaz de ouvir conteúdo de rádio AM/FM”, destaca o vice-presidente sênior da Edison Research, Tom Webster, em destaque feito pelo portal Inside Radio.
O consumo de áudio digital através das smart speakers tem impulsionado o conteúdo de rádio via streaming. Por isso há essa observação sobre a possível ausência de um receptor FM/AM em casa para uma parcela da população não está resultando em menor alcance das estações de rádio. Também não há uma diminuição da transmissão FM/AM..
O levantamento revelou que 40% da população possui pelo menos um rádio, mas não tem uma smart speaker. Já 21% dos consumidores possuem ambos, enquanto 14% possuem um smart speaker, mas não um rádio e 25% não possuem nenhum.
Qual a razão de olhar para lá fora?
O tudoradio.com costuma observar esses pontos de curiosidade dos números do rádio internacional para mapear possíveis mudanças de hábitos e a manutenção do consumo de rádio em diferentes países. Assim como ocorreu no ano anterior, periodicamente a redação do portal irá monitorar o desempenho do rádio nos principais mercados do mundo e, é claro, fazendo sempre uma comparação com a situação brasileira. E, como de costume, repercutindo também qualquer número confiável sobre o consumo de rádio no Brasil.
Com informações da Edison Research / The Infinite Dial 2022 e do portal Inside Radio
FONTE: TUDO RÁDIO / AESP