SERTESP - Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão no Estado de São Paulo

Sindicato das Empresas de Rádio e
Televisão no Estado de São Paulo

Notícias SERTESP

Bem-vindo a era da transmissão digital!


Publicado: Quinta-feira, 25 de março de 2010 por Camila Bertolazzi A cobertura digital já chegou a 60 milhões de brasileiros.
Por Camila Bertolazzi

Os fantasmas, chuviscos, zumbidos, imagens fora de foco, as aventuras no telhado para regular a antena, entre outros tantos problemas que prejudicavam o hábito de assistir televisão, agora são coisas do passado, pelo menos em cerca de 60% do território nacional. Entramos na era da TV Digital.

Essa nova tecnologia de transmissão de sinais proporcionará ao telespectador melhor qualidade de imagens e sons e uma série de novos benefícios, tais como ver televisão quando estiver se deslocando e interagir com os programas. Além desses são vários os benefícios que a TV Digital trará ao espectador:

> Alta Definição – Programas poderão ser transmitidos em formato e qualidade de cinema, a chamada tela de cinema, ou 16:9.

> Som Multicanal – À similaridade do que ocorre em DVDs, o som poderá ser surround.

> TV Móvel e Portátil – Haverá a possibilidade de assistir TV dentro de carros em movimento, sem que a imagem ou o som falhe. Poderá também assistir em celulares, PDAs, PALMs, Notebooks, Lap tops, entre outros.

> Múltiplos Programas – Também será tecnicamente possível para a emissora transmitir mais de um programa simultaneamente, ou então, diferentes tomadas da mesma cena de forma que o telespectador escolha a que mais lhe agradar.

> Interatividade – As emissoras poderão também disponibilizar ao telespectador informações adicionais sobre a programação, assim como dados sobre os atores do filme apresentado, resumo do que aconteceu nas novelas, notas sobre o time que está jogando, entre outras coisas.

Para receber Alta Definição são necessárias duas coisas: ter um televisor FULL HD com conversor embutido, e as emissoras transmitirem também em FULL HD. Todos os atuais televisores de tubo e os de LCD ou Plasma sem os conversores necessitam de um aparelho externo para sintonia dos novos canais digitais, os chamados conversores digitais.

O consumidor tem feito a parte dele. Nas prateleiras do varejo, as telas de cristal líquido (LCD) reinam absolutas. O produto é sonho de consumo de muitos cidadãos e a indústria de eletrônicos tem vendido TVs como água. Em 2009 foram nove milhões de aparelhos, movimentando US$ 4,18 bilhões. Para este ano, a expectativa é produzir 12 milhões de TVs, segundo reportagem publicada pela Adnews. Isso porque o preço dos aparelhos de TV LCD e plasma baixou muito. Há dois anos, um televisor de 42 polegadas full HD custava cerca de R$ 5 mil. Hoje paga-se R$ 2,5 mil.

Do lado das emissoras de TV, no entanto, o cenário é outro. Nas principais capitais, o cronograma do governo vem sendo cumprido. Passados dois anos, a cobertura do sinal digital no Brasil alcançou 26 regiões metropolitanas, chegando a 60 milhões de habitantes. O problema é a velocidade que a cobertura tem chegado ao interior dos Estados.

Na nossa região, apenas as cidades de Sorocaba, Votorantim e Araçoiaba da Serra recebem o sinal. O morador de Itu e Analista de Sistemas, Ricardo Fontes de Franca, espera ansioso pela chegada da cobertura digital, mas por enquanto não há previsão. “Queria ver a Copa do Mundo em High Definition, mas pelo jeito terei que esperar até a próxima, em 2014. E num futuro próximo, quando houver opções de interação, quero escolher a programação, fazer compras, alugar filmes, acessar bancos, etc”.

Os recursos interativos ainda são escassos, mas já existem testes. A Rede Globo, por exemplo, utilizou em “Viver a Vida” recursos que dão ao telespectador o contato com a tecnologia. Durante a transmissão da novela é possível acessar informações sobre personagens, próximo capítulo e enredo da trama. Já a Samsung produziu um celular voltado para a TV, permitindo que entre outras funções, o usuário possa fotografar o que assiste.

O SBT também aposta na interatividade e trabalha firme para atrair o telespectador à TV Digital. O diretor de tecnologia e operações, Roberto Franco, revela que a emissora colocará a interatividade no ar, mesmo que para um público pequeno. “Será possível consultar informações sobre a novela no meio do jornal, ou notícias no meio da novela”, explica. Segundo ele, a “ideia do SBT é de que a TV deve ser uma plataforma integrada de acesso a conteúdos, informações e entretenimento”, afirma em entrevista ao blog Circuito de Luca. Ainda não há previsão para o lançamento.

Mas se não desejar você poderá continuar assistindo os canais analógicos da mesma forma como os recebe hoje. A previsão do Governo Federal é que a TV analógica seja desligada em 29 de junho de 2016. Mas cá entre nós, quem não gostaria de deixar de ser um espectador passivo? Porque nessa nova era, assistir TV não se resumirá apenas a sentar no sofá e colocar o controle remoto no colo.

Fonte: Itu.com.br – Ciência e Tecnologia

Pular para o conteúdo