Bernardo apresenta projetos do Brasil a empresários do Vale do Silício, nos Estados Unidos
Palo Alto, Califórnia/EUA, 19/07/2012 – O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, e o secretário de Telecomunicações do MiniCom, Maximiliano Martinhão, integram nesta semana uma comitiva do governo brasileiro convidada pelo Conselho das Indústrias de Tecnologia da Informação dos Estados Unidos (ITI) para conhecer empresas localizadas no Vale do Silício, no Estado americano da Califórnia.
Durante reunião com CEOs e diretores de algumas das maiores empresas de tecnologia do mundo, o ministro Paulo Bernardo reafirmou o plano do Governo Federal do Brasil de universalizar a banda larga no país. “Nossa intenção é chegar a 70% dos domicílios até 2014, mas tudo indica que atingiremos essa meta bem antes. Nosso próximo passo será um ‘PNBL 2.0’, rumo à universalização”, afirmou Bernardo.
Bernardo falou sobre o plano do Brasil de lançar, em breve, um satélite geoestacionário e da construção de cabos submarinos conectados aos EUA, África e Europa, além do anel óptico sul-americano. Todas essas medidas devem ampliar o acesso da população à rede mundial de computadores, barateando os custos dos serviços e possibilitando que cada vez mais brasileiros tenham acesso ás Tencologias da Informação e Comunicação.
O ministro detalhou os planos do Brasil no setor de tecnologia e respondeu a questões de representantes de empresas como Apple, IBM, Microsoft, Cisco, HP, Intel, Qualcomm, Alcatel Lucent, Google, eBay e AMD. Ele reforçou que é prioridade do governo da presidenta Dilma Rousseff conectar o Brasil o mais breve possível: “Sabemos que disso depende o desenvolvimento da sociedade como um todo”.
O ministro das Comunicações conclamou as empresas presentes a aumentarem seus investimentos no Brasil e darem sua contribuição para desenvolvimento tecnológico e social do país.
Reunião em Stanford – Bernardo foi recebido na Universidade de Stanford, pelos professores William F. Miller e Richard Byrd Dasher. Os acadêmicos apresentaram a história do Vale do Silício e falaram sobre o papel da Universidade de Stanford no crescimento do setor de TI e no ganho de notoriedade da região. A delegação brasileira e os professores debateram ainda sobre o futuro das comunicações e a importância da inovação para o desenvolvimento.
Vale do Silício – É uma região na qual está situado um conjunto de empresas implantadas a partir da década de 1950 com o objetivo de gerar inovações científicas e tecnológicas, destacando-se na produção de chips, na eletrônica e informática. O vale abrange várias cidades do Estado da Califórnia, ao sul da cidade de São Francisco, como Palo Alto e Santa Clara, até San José. O silício é a principal matéria-prima dos processadores fabricados na região, sendo esta a origem do nome pelo qual foi batizada a localidade.
Fonte:Ministério das Comunicações.