André Figueiredo ratifica cronograma de desligamento da TV Digital no Brasil
O ministro das Comunicações, André Figueiredo, confirmou o cronograma de desligamento do sinal analógico de televisão no Brasil, que está programado para ser concluído até o final de 2018. Essa posição foi confirmada durante a reunião promovida na sede da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert) com a diretoria da instituição. “Temos grandes desafios no prazo de um ano, como poderá ser visto na efetivação da TV Digital em Brasília, no dia 26 de outubro”, comentou.
MC apresenta propostas de mudança no modelo de serviços de telecom
O Ministério das Comunicações (MC) e a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) vão adotar uma série de medidas para que a banda larga se torne o centro das políticas públicas do setor de telecomunicações. As iniciativas são resultado da análise feita pelo Grupo de Trabalho (GT) que discutiu mudanças no modelo de prestação desses serviços no país.
Governo do DF vai ajudar no desligamento do sinal analógico
Com a aproximação da data do desligamento do sinal analógico de TV em Brasília e mais nove cidades goianas do entorno da capital, em 26 de outubro, o Ministério das Comunicações e o governo do Distrito Federal firmaram uma parceria para que a meta seja alcançada no prazo determinado.
Negociações marcam processo de migração do rádio AM para FM
Para facilitar o processo, engenheiros da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) realizaram estudos de enquadramento, diante das rádios com potências menores, para liberar canais e atender o máximo de emissoras.
Distribuição dos conversores digitais em Brasília é estendida para beneficiários CadÚnico
O Grupo de Implantação da TV Digital (Gired) se reuniu com o ministro das Comunicações, André Figueiredo, nesta quarta-feira (30), na sede do Ministério das Comunicações, para apresentar o plano integrado para desligamento do sinal analógico de TV em Brasília, previsto para 26 de outubro deste ano.
Secretário destaca ações do MC para ampliar infraestrutura de telecom
A expansão da infraestrutura de telecomunicações é essencial para tornar o Brasil um país digital e tem sido o centro das políticas públicas desenvolvidas pelo Ministério das Comunicações (MC). A afirmação foi feita pelo secretário de Telecomunicações do MC, Maximiliano Martinhão, na abertura do Seminário de Políticas Públicas & Negócios, promovido pela Brasscom, em Brasília.
Ead distribui kits de conversor digital em cidades do entorno do DF
Os moradores beneficiados pelo programa Bolsa Família de Cristalina, Luziânia, Santo Antonio do Descoberto, Valparaiso de Goiás, Cidade Ocidental, Novo Gama, Formosa, Águas Lindas de Goiás e Planaltina já começaram a retirar os kits para se prepararem para a digitalização da TV na capital federal e nas cidades goianas ao redor do Distrito Federal. O desligamento do sinal analógico em Brasília está previsto para 26 de outubro.
Anatel publica novos canais para a migração
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) publicou o Ato de nº 647, que libera 147 canais para a migração.
Rezende já defende alteração da concessão sem mudar lei
O presidente da Anatel, João Rezende, disse nesta terça-feira, 22, que o Conselho Diretor da agência deve votar no dia 31 deste mês a proposta de revisão dos contratos de concessão, alterando o regime para próximo da autorização. Ele admitiu que ficou convencido de que essa mudança poderá ser feita por decreto, sem necessidade de revisar a legislação. Porém, afirmou que uma proposta alternativa a do conselheiro Igor de Freitas está sendo discutida na agência.
Especial: Migração AM-FM sai do papel e primeira migrante AM já está no ar em FM
O processo de migração AM-FM do rádio saiu do papel com a primeira migrante AM a operar na faixa FM. A Rádio Progresso AM 1310 de Juazeiro do Norte já pode ser sintonizada em 97.9 FM no interior cearense. E o nome da primeira estação AM a migrar para a faixa FM é simbólico: “Progresso”. O processo contou com a participação de André Figueiredo, atual ministro das Comunicações. O comandante da pasta foi entrevistado pela equipe da Rádio Progresso, além de participar dos eventos que marcaram o inicio das operações em FM da primeira migrante. Acompanhe: