Radiodifusores devem pagar Taxa de Fiscalização de Funcionamento até 31 de março
Os radiodifusores têm até o dia 31 de março para pagar a Taxa de Fiscalização de Funcionamento (TFF), que compõe o Fundo de Fiscalização das Telecomunicações (Fistel).
Anatel decide estudar numeração IP
Um dos temas mais antigos – e polêmicos – na Anatel, a outorga de números IP para as empresas de telecomunicações avançarem na VoIP e na comunicação de dados foi resgatado, pelo conselho diretor, que decidiu encomendar estudo mais aprofundado, com o compromisso de lançamento de consulta pública.
Anatel inicia consulta de novo regulamento para SeAC
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) a consulta pública para alteração do regulamento para serviços de acesso condicionado (SeAC). O texto proposto pode ser visto na íntegra, e comentado, no sistema da agência. A minuta recebe comentários por 90 dias.
Anatel abre consulta sobre troca do conversor da TV paga
Começam a contar nesta segunda, 14/3, os 90 dias da consulta pública da Anatel para discutir a solução para a isonomia no carregamento de canais abertos pelas operadoras de TV por assinatura, no caso do serviço prestado via satélite, ou DTH. O tema, sem consenso no Conselho Diretor da agência, pode implicar na substituição obrigatória dos aparelhos receptores instalados na casa dos clientes.
Emissoras esperam autorização para continuar a migração
O pagamento dos valores das outorgas de FM já estão sendo feitos pelas emissoras que enviaram toda a documentação exigida pelo Ministério das Comunicações.
Entidades levam ao governo preocupações com número crescente de agressões a jornalistas
As entidades representantes do setor de comunicação social ABERT, ABRATEL, ANER e ANJ e o escritório da UNESCO no Brasil, Organização das Nações Unidas que tem entre suas atribuições a defesa da liberdade de expressão e do acesso à informação, se reuniram com o ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (SECOM), Edinho Silva, nesta quinta-feira (10), em Brasília.
Telefónica anuncia novo cabo ligando Brasil aos Estados Unidos
De olho na venda de capacidade no atacado para clientes B2B, operadoras, players over-the-top (OTT) e consumidores finais, o grupo espanhol Telefónica anunciou nesta quarta-feira, 9, um novo cabo submarino de quase 11 mil km que ligará o Brasil aos Estados Unidos. Chamado simplesmente de BRUSA, a infraestrutura sairá do Rio de Janeiro e Fortaleza, passando por San Juan, em Porto Rico, até Virginia Beach, nos EUA. A companhia espera que o cabo entre em operação no começo de 2018.
Anatel libera a licença de equipamento para Olimpíada
Uma lista de equipamentos que ocupam o espectro brasileiro que poderão ser usados em todos os locais onde haverá a disputa dos Jogos Olímpicos, no Rio de Janeiro, no período de 5 de julho a 25 de setembro foi publicada pela Anatel, com a dispensa da licença de uso. A norma estabelece também prioridade na avaliação dos pedidos para os equipamentos que precisarão de licença prévia.
Migração AM/FM: emissoras começam a receber boleto para pagamento da outorga
Uma semana após o início da entrega da documentação para a migração do rádio AM/FM, 94 boletos para o pagamento da outorga já foram emitidos. Outros 81 serão emitidos nos próximos dias pelo Ministério das Comunicações.
Governo está concluindo novo plano de outorgas para radiodifusão comercial
O governo apresentará, ainda no primeiro semestre de 2016, um novo plano de outorgas para a radiodifusão comercial. Com isso, pretende criar condições para o fortalecimento da produção de conteúdo local, principalmente em regiões mais remotas que só recebem sinais gerados nos grandes centros do país. O anúncio foi feito ontem dia (2) pelo ministro das Comunicações, André Figueiredo, durante o seminário Comunicação e Mídia Regional.