Rádio Agência – Notícias
A Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e TV (Abert) criou um comitê técnico de especialistas para acompanhar o uso das faixas de freqüências da radiodifusão. O objetivo é oferecer ao governo subsídios técnicos para assegurar a disponibilidade das faixas necessárias ao desempenho satisfatório dos serviços oferecidos pelo setor. A primeira reunião do Comitê do Espectro para Radiodifusão (CER) ocorreu na quinta-feira (11), na sede da entidade, em Brasília.
Dentre as atribuições do grupo estão a de pesquisar e acompanhar o uso do espectro radioelétrico da radiodifusão e participar de foros nacionais e internacionais para fortalecer o posicionamento da radiodifusão brasileira.
Diferentemente das economias mais desenvolvidas, o rádio e a televisão aberta no país ainda tem – e terá durante muito tempo – especial importância na sociedade brasileira, explicou o presidente do comitê, Paulo Ricardo Balduíno. Por esse motivo, é necessário utilizar meios para resguardar o espetro necessário para setor, afirmou.
“Existe grande procura por freqüências das telecomunicações sem-fio, especificamente para o acesso de banda larga móvel. A radiodifusão e os serviços em banda larga são ambos importantes para o Brasil. As políticas de uso do espectro não devem limitar, porém, o acesso ao pleno potencial da televisão digital, incluindo seus futuros desenvolvimentos. “, disse.
Composto por 12 engenheiros e representantes da radiodifusão, o comitê terá importante atuação no debate sobre dividendos digitais (espaços que poderão ficar vagos com a transição da tecnologia analógica para a digital), white spaces (espaços em branco) e garantia de espectro para serviços auxiliares e externos da radiodifusão.
O Comitê deverá representar a ABERT também junto ao Comitê da Órbita e do Espectro (COE) da Anatel, assim como durante a preparação para a Conferência Mundial de Radiocomunicações da União Internacional de Telecomunicações (UIT), a ser realizada em Genebra, na Suíça, em 2012.
“A iniciativa da Abert é de grande relevância porque fará com que o espectro da radiodifusão tenha suas atribuições defendidas com embasamentos técnicos”, avaliou o diretor de Tecnologia da Abert, Ronald Siqueira Barbosa. “Vamos trabalhar para evitar perda de freqüência dos serviços que dão suporte à radiodifusão”, afirmou.
Fonte: Abert
Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.