Os podcasts têm se tornado cada vez mais populares nos últimos anos. Assim como aconteceu com os vídeos alguns anos atrás, os grupos de mídia estão investindo nessa linguagem. Os jornalistas também descobriram o poder desse recurso para levar sua mensagem e muitos têm criado programas próprios sobre diversos assuntos.
A Rede de Jornalistas Internacionais (da sigla em inglês Ijnet) elaborou uma lista com cinco ferramentas que permitem criar um podcast. Do tradicionalíssimo SoundClound, que conta com 175 milhões de usuários ativos, até lançamentos mais recentes há opções gratuitas e outras pagas, incluindo aplicativos móveis, para desktop e até plataformas online de produção.
Confira a lista a seguir:
Spreaker – Permite a criação de programas ao vivo ou como podcast. Uma biblioteca de áudio permite incluir faixas musicais no programa. Disponível para dispositivos iOS, Android e Windows.
Opinion podcast – Simples e intuitivo. Aplicativo móvel iOS que permite gravar, editar e compartilhar áudios. A versão grátis limita o tempo de duração do podcast a 10 minutos.
BlogTalkRadio – Plataforma online que pode ser usada direto no desktop e arquivada como podcast. Alguns serviços são gratuitos outros pagos.
SoundCloud – Um dos aplicativos mais populares e tradicionais do mercado. Permite que os programas sejam enviados a diversos serviços de podcasting. O upload é gratuito para até três horas de áudio, passado esse limite há planos pagos. Disponível para iOS e Android.
Buzzprout – Ferramenta online que pode ser usada a partir do desktop. Gravações de até duas horas são gratuitas, assim como a hospedagem do podcast por até 90 dias. Planos pagos têm outras opções e recursos. O bacana é que a plataforma fornece análises da utilização do seu conteúdo, tem opção para que os usuários assinem seu podcast pelo iTunes e permite a migração de podcast antigos.
E antes de produzir seu podcast, confira as dicas do curso que foi oferecido pelo Centro Knight sobre “Como lançar e desenvolver um podcast de sucesso”.