01 de junho de 2010 | N° 16353
TORCIDA NA SALA
A Copa do Mundo mexe com a emoção e com o desejo dos brasileiros. E neste ano, estimulados pelo crédito mais fácil e otimistas com a alta do emprego e da renda, os consumidores estão correndo para trocar de TV antes do dia 11, quando começa o Mundial. As diferentes classes sociais cedem aos apelos das tecnologias – e do marketing em torno delas – e vão às compras.
O televisor é a preferência nas intenções de consumo incentivadas pela Copa. O aparelho foi citado por 20% dos brasileiros entrevistados pela empresa de pesquisa de mercado GfK, acima até dos 17% que pretendem comprar peças de vestuário para torcer pela Seleção.
A corrente para frente do torcedor brasileiro atrás da TV nova faz as lojas registrarem um forte aumento na venda de televisores de tela fina. Redes varejistas relatam que o avanço na comercialização varia de 50% a 200%. Os modelos mais procurados são os de tela de LCD de 32 e 42 polegadas.
– A tecnologia mudou e os preços baixaram. A Copa do Mundo é emoção. É o principal evento esportivo para o brasileiro – avalia o diretor da Manlec, Atilio Manzoli Junior.
Embora redes como Manlec, Colombo e Magazine Luiza afirmem que não há escassez de alguns modelos mais procurados, o diretor de compras da Lojas Becker, Sérgio Inácio Rech , admite que os aparelhos que mais despertam a cobiça do consumidor estão próximos de ficar em falta. A rede tem atuação apenas no Interior.
– TVs de LCD de 42 polegadas temos para mais 10 dias – diz Rech.
Entre os televisores de tela fina, também cresce a procura por LED e aparelhos com o conversor de TV digital embutido. Outra característica buscada pelo consumidor é o full HD, com imagens em altíssima definição.
Futebol em tela maior
Em meio ao burburinho do centro da Capital, ontem à tarde, a professora Maria Luiza Abreu, 57 anos, realizava a aspiração de adquirir uma televisão nova, de tela maior e “completíssima”.
– Era o meu sonho de consumo. E vou aproveitar para ver a Copa. Eu gosto de futebol. Aliás, a minha mãe, que tem 86 anos, também – dizia Maria Luiza, que vai substituir o antigo aparelho comprado há mais de 10 anos que nem lembra o tamanho da tela.
Maria Luiza acredita que, nas semanas que antecedem a Copa, é possível até uma melhor negociação com as lojas. Ontem, foi na companhia de uma amiga, e ambas compraram uma TV de LCD de 42 polegadas.
– Estavam vendendo em 10 vezes, mas como éramos duas conseguimos 12 parcelas – conta a professora.
A vontade de assistir futebol em um aparelho de melhor qualidade também atraiu o segurança Odemir Araújo, 50 anos, que se deslocou de Viamão com a filha, Gisele Araújo, 23 anos, para escolher uma TV nova de LCD de 29 polegadas. Os dois perambularam pelas lojas do Centro boa parte da tarde para escolher o modelo e procurar o melhor preço.
– A imagem e o som são melhores e não aparece fantasma na TV. Vou comprar antes da Copa, e já vai ficar para ver o Campeonato Brasileiro. Mesmo sendo para assistir futebol, quem escolhe é ela – diz o colorado Odemir, apontando para a filha.
Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.