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Economia com pacotes de telefonia,internet rápida e TV chega a 30%

Além de Oi e Net, 4 empresas investem em combos e preveem guerra de preços

O consumidor nunca teve tantas opções na hora de escolher uma oferta combinada com telefonia fixa, móvel, internet banda larga e TV por assinatura.

Após a Oi e a Net, quatro empresas, como TIM, GVT, Vivo e até a Sky, já investem em combos para atrair mais clientes neste início de ano, época em que parte das famílias troca de companhia para reduzir gastos.

De acordo com consultorias, os pacotes permitem, em média, uma economia de 30% em relação ao preço cobrado individualmente pelos serviços, com base no que é ofertado hoje. Mas isso por enquanto. Com a maior concorrência, as próprias teles já admitem que haverá guerra de preços nos próximos meses.

Em 2011, especialistas calculam que cerca de 5,5 milhões de pessoas já contam com os combos.

Companhias como Oi e a Net (com Claro e Embratel) prometem novos pacotes nos próximos meses. Em alguns casos, é o próprio cliente quem poderá selecionar a quantidade de serviços que deseja. Pacotes formatados para a classe C também já estão sendo desenvolvidos.

Nas operadoras, muitos descontos. No caso da Net, é possível economizar até 32,29% no combo completo. Porém, os descontos são bem maiores quando os serviços são adicionados aos pacotes já existentes. É o caso da Oi. Se um cliente do Oi Conta Total 2 adicionar um plano de dados 3G (para navegar na internet do laptop ou do tablet), a franquia de 500 MB por mês passa de R$ 59,90 (no valor avulso) para R$ 9,90 (no pacote). Há uma economia de 83,47%. Na GVT, quem já tiver um combo com telefone fixo e banda larga fixa, vê o preço do pacote de TV por assinatura (com 28 canais) cair de R$ 89 para R$ 59,90 — em um desconto de 32,70%.

Advogado orienta ler contrato com atenção

Outro exemplo é a Vivo. Se o cliente aderir ao novo pacote combinado de banda larga residencial e telefone fixo, tem uma economia de 17,86% caso contrate um plano pós-pago de telefonia celular (como o Smartphone Ilimitado 60), cuja franquia cai de R$ 84 para R$ 69.

Eduardo Tude, da consultoria Teleco, diz que os combos são vantajosos, pois permitem redução nos gastos.

— É vantagem aderir a um combo, desde que os serviços sejam usados, já que existem muitas opções de produtos. Alexandre Momma, diretor da consultoria TNS, pondera que a maior parte do consumidor brasileiro ainda vê os serviços de telecom de forma separada:

— Ainda não há uma mentalidade de se comprar os serviços juntos. Por isso, é preciso avanço (de oferta) das teles. Especialistas em direito do consumidor, no entanto, dizem que é preciso cuidado ao aderir aos combos. Ressaltam a necessidade de ler os contratos com atenção, já que há fidelidade por até 12 meses.

— As companhias dão desconto justamente para estimular o aumento no número de clientes. Em alguns casos, os preços são promocionais. Por isso, devese checar se haverá alta nos meses seguintes — disse o advogado João Fernandes Soares.

O preço menor, porém, é um atrativo. A designer de interiores Danielle Freitas e a família aderiram ao combo. Segundo ela, foi possível economizar bastante:

— Conseguimos falar de graça entre a gente. É uma economia grande, com certeza.

Enquanto isso, as empresas correm com os lançamentos. A Net, que passou a oferecer quatro opções de combo com celular da Claro, já pensa em criar novas opções para os clientes.

— Hoje, dos 4,7 milhões de clientes da Net, 90% têm banda larga — afirmou Marcio Carvalho, diretor de Produtos da Net.

A Oi acaba de lançar um combo apenas para os serviços de internet. Nesse caso, os descontos, em média, chegam a 40%. Até março, a empresa irá adicionar a TV por assinatura ao seu combo Oi Conta Total.

— Vamos criar combos que agreguem valor, como pacotes para a classe C. Os preços vão ficar mais agressivos — disse Roberto Guenzburger, diretor de Produtos e Mobilidade da Oi.

A Telefônica (Vivo) começa a criar planos convergentes. Já tem em quatro cidades, como o Rio de Janeiro. O diretor-geral da empresa, Paulo Cesar Teixeira, diz que as vendas do serviço estão acima das expectativas.

A TIM, que conta com 300 mil clientes em telefonia fixa, pretende lançar banda larga fixa residencial nos primeiros meses deste ano, com velocidade 20 vezes maior que a atual, garante a companhia.

A Sky está comprando companhias Brasil afora para lançar internet residencial de banda larga, como acaba de fazer em Brasília

Fonte:O Globo

DESTAQUE SERTESP - 23/05/2024

COMUNICADO A TODAS AS EMISSORAS DE RÁDIO, TELEVISÃO E PRODUTORAS

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