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Emissoras se armam para interatividade; quem já tem TV digital terá de gastar mais


DA REPORTAGEM LOCAL

Depois da alta definição, o próximo passo será a interatividade. Está sendo testado pela indústria e pelas redes de TV um software, o Ginga, que possibilitará que o telespectador interaja com o que está no ar. Isso significa que poderá, por exemplo, votar no “BBB” ou comprar produtos de merchandising com o controle remoto.

Atuais televisores com conversor digital embutido e conversores avulsos não têm Ginga. Ou seja: quem já investiu em novo aparelho terá de gastar mais para a interatividade. Televisores sem conversor e os já prontos para TV digital terão de ser ligados em nova caixa.

Segundo o presidente do Fórum do SBTVD (Sistema Brasileiro de TV Digital Terrestre), Frederico Nogueira, os novos conversores deverão custar cerca de R$ 500. Ele não acha injusto com quem já investiu em um novo aparelho. “Hoje o consumidor já tem a alta definição. A interatividade é o próximo passo. Além disso, os aparelhos estão barateando.”

O SBT mantém no ar experimentalmente um portal que poderá ser acessado por controle remoto com notícias, previsão do tempo e informações da programação. A Globo faz testes de interatividade com alguns programas. Além disso, acaba de lançar a TV digital rural, que fará com que comunidades distantes, dependentes de parabólicas, vejam programação digital regional, o que valoriza seus comerciais. (LM)


 

Fonte: Folha de São Paulo – Ilustrada

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