No mês passado publicamos o post “Saiba tudo sobre conexão HDMI“, o qual teve sua devida repercussão e que, felizmente, gerou troca de idéias entre a equipe da Samsung (que teve um de seus profissionais comentando o assunto) e um de nossos leitores.
Esse nosso leitor, Sr. Alexandre Miranda, nos enviou alguns esclarecimentos sobre o funcionamento da conexão HDMI 1.3 e 1.4, os quais iremos publicar aqui. Decidimos por essa publicação pois sabemos que esse assunto é muito complexo, gerando muitas dúvidas nos reais consumidores dessa tecnologia, logo, o assunto deve ser de interesse público. Vamos aos esclarecimentos:
1- A tv digital já existia há muito tempo, mas era somente por assinatura (Sky, Net, TVA, etc.). Essa tv digital, vamos chamá-la de “antiga”, não possuía alta definição, claro. Era transmitida no modo SD (Standard Definition), com definição de 480 linhas ou 480i (interlaced ou entrelaçado) no máximo. Inferior a um DVD se usado no modo 480p (progressive scan ou progressivo). Esclarecendo:
No modo entrelaçado são mostradas, na tela, primeiramente as linhas ímpares, e, 1/60 segundos depois, as linhas pares. Isso causa um fenômeno chamado “cintilação”, cujo resultado é vermos a imagem quase que “piscando”, principalmente se estivermos próximos à tela e se o televisor for convencional (tubo de raios catódicos). Se for LCD, Plasma ou tecnologia equivalente este efeito é minimizado, mas ainda existe.
No modo progressivo, as linhas ímpares e pares são todas mostradas ao mesmo tempo, no intervalo de 1/60 segundos. Isto resulta numa qualidade de imagem bem melhor, bem como reduz drasticamente a cintilação, principalmente nos televisores de tecnologia mais recente.
2- A tv digital por assinatura, hoje, já existe em alta definição, com até 1080 linhas, como opcional para o assinante, além dos pacotes de 480 linhas.
3- A tv digital aberta brasileira funciona de maneira semelhante à tv por assinatura. Há emissoras que transmitem no modo SDtv (480 linhas) e no modo HDtv (1080 linhas).
4- Realmente a tv digital é um sistema mais “robusto” que o analógico, pois não há “fantasmas” ou “chuviscos” na tela. Ou a imagem é perfeita (sinal bom), ou não se vê nada (sinal muito fraco). No caso de o sinal oscilar em torno de 50% poderá haver “cortes” da imagem com tela preta, azul, congelamento ou pixelização, conforme o modelo de receptor.
5- Não existe o padrão 740p. Os padrões usados aqui são: 480i, 480p, 720p, 1080i e 1080p. São os mesmos do Japão e EUA.
6- Não confundir padrão de linhas com sistemas de modulação. O nosso sistema de modulação é basicamente nipônico (ISDB), bem diferente do americano (ATSC) ou do europeu (DVB).
7- Na Europa os padrões utilizados são: 480p, 576i, 576p e 720p. Não é certo se existe o padrão de 1080 linhas. O padrão de 480p (EDTV) é utilizado, por exemplo, para a transmissão das corridas de Fórmula 1, que são retransmitidas pela Rede Globo na tv digital de 1080 linhas, mas não é de alta definição, pois a imagem gerada é originalmente 480p. Na transmissão de tv analógica o padrão considerado é SDtv, pois é convertida para 480i.
8- Uma “transmissão” de alta definição pode não conter , necessariamente, um conteúdo de alta definição.
9- Não é somente um cabo HDMI que pode transmitir sinais em alta definição. Cabos RCA no modo analógico, ligados a saídas de vídeo componente no modo progressivo também transmitem até 1080 linhas. HDMI é melhor porque é digital e não sofre nenhuma perda em conversão para analógico, além de transmitir som multicanal. Mas é um cabo múltiplo.
10- A tv “normal” não é a HD, e sim a SD. Uma tv “Full HD” pode chegar a cerca de 1,5 vezes a resolução de uma HD e cerca de 5 vezes a de uma SD.
Resumindo:
1- Transmissão de vídeo pelo modo digital não é sinônimo de alta definição, pois uma “transmissão” de alta definição pode não conter , necessariamente, um conteúdo de alta definição.
2- Os padrões de definição são:
SDTV (Standard Definition TV ou definição normal) – 480 linhas entrelaçadas ou 480i – é o caso da tv analógica;
EDTV (Enhanced Definition TV ou definição aprimorada) – 480 linhas progressivas ou 480p – é o caso da resolução máxima do DVD comum;
HDTV (High Definition TV ou alta definição) – 720p ou 1080i – é o caso do televisor “não FullHD”, bem como a resolução máxima da tv digital, que é de 1080i;
FullHD (Full High Definition ou alta definição total) – 1080p – é o caso do Blu-Ray e dos televisores capazes de reproduzir 1080 linhas progressivas.
Deixamos aqui os nosso especial agradecimento ao nosso leitor Sr. Alexandre Miranda e à equipe de assessoria de imprensa da Samsung, em específico, os Srs. Jean Ney e Fabio Siqueira.
Fonte: Techlider – Diário da Tecnologia – Blog
Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.