EPTV, O Globo Online
SÃO PAULO – O número de rádios clandestinas operando no estado de São Paulo pode ser quase 20 vezes maior do que as comunitárias, que recebem autorização para entrar no ar. São 300 emissoras legais e cerca de 5 mil ilegais. O Ministério das Comunicações informou que a demora na aprovação é normal.
Denúncias de rádios piratas podem ser feitas para a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), pelo telefone 0800-332001. No início da semana, a polícia de Capivari fechou duas emissoras clandestinas na cidade. As rádios piratas podem interferir na comunicação das polícias, Corpo de Bombeiros, ambulâncias, emissoras de TV e no contato entre pilotos de aviões e torres de controle.
Membros de associações de rádios comunitárias afirmam que a demora para a regularização de rádios comunitárias acabam formando as ilegais.
Em Campinas, dos 62 pedidos já feitos, apenas dois foram atendidos pelo Ministério das Comunicações. Mesmo número em Ribeirão Preto, onde foram feitos 49 requerimentos. Em São Carlos já foram nove solicitações, mas apenas um foi atendido.
– Falta uma política de apoio à rádio difusão no Brasil – comenta Jerry de Oliveira, da Associação de Rádios Comunitárias.