O Governo Brasileiro, através da Anatel está destinando as faixas de VHF, entre as freqüências 76 MHz e 88 MHz, para permitir a digitalização das emissoras de rádio AM. A Anatel divulgou dados que adaptamos nesta crônica.
Só assim chegou a alguma conclusão sobre digitalização do AM, sem aquele estudo e projeto de digitalização, o que, aliás, muitos países avançados estão ainda esbarrando.
As emissoras serão sintonizadas, com suas respectivas freqüências, nos canais 5 e 6 de televisão, que serão liberados quando da conclusão da digitalização da TV, prevista para 2016, é o caminho mais adequado para o rádio AM brasileiro.
Alguns dados já contam como ajuda, por exemplo: experiência de emissoras do México que estão sendo realocadas para a faixa de VHF, características físicas do meio de propagação das ondas médias, mesmo no padrão analógico atual, impossibilitam a digitalização das emissoras na faixa de AM.
Independente do padrão a ser adotado, HD Rádio ou DRM, algumas coisas ainda serão facilitadas, como: transmissão simultânea dos sinais digitais dentro de mesma faixa atribuída para o sinal analógico atualmente irradiado.
E mais, a transferência de tecnologia para a indústria brasileira de transmissores e receptores, garantida a isenção de royalties; incentivar a indústria regional e local na produção de instrumentos e serviços digitais; transmissão analógica e digital, simultâneas no período de transição; um calendário flexível que permita às emissoras de rádio a migração para o digital de forma gradual e conforme o interesse de cada empresa.
Caso aconteça isso tudo, podem ter certeza que o veículo AM voltará a reinar. Anote isso ai!
Parabólica O canal de esportes interativo, que esteve associado com a Bandeirantes, agora será sintonizado na SimBrasilTV
Ted Conti aderiu o Facebook, o que alias, as emissoras de radio deveriam fazer também, ainda mais agora que se aliou ao Skipe.
RoseMarie continua levando adiante o projeto que ela e Ferreira Neto tinham. Continua firme com sua emissora em Guarapari
Nero Neto aumenta o prestigio de sua emissora na Internet, a RádioNero, dentro do mercado do Rio de Janeiro.
Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.