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Formatos dominam discussões no primeiro dia de Mipcom


 Em um período em que as emissoras estão reduzindo custos, a produção de formatos aparece como uma alternativa para renovar a grade de programação de forma rápida e barata. Esse foi um dos temas mais discutidos durante a manhã do Mipcom, mercado internacional de conteúdos que acontece em Cannes.

Michael Davis, da Embassy Row, produtora de formatos e conteúdo digital, lembra que os formatos, especialmente os de programas roteirizados, começaram a surgir há cerca de dez anos nos Estados Unidos. “Isso não aconteceu por falta de ideiais. O que aconteceu é que a programação ficou mais cara nos Estados Unidos”, conta. “Os formatos são negócio de baixo custo e de grande volume”.

Para Tom Toumazis, CCO do Endemol Group, o sistema de hub de produção tem funcionado muito bem para a redução dos custos. Em alguns programas, o mesmo set de filmagem é aproveitado para a gravação de programas para diferentes países. “Na Argentina, fizemos 33 produções. É muito eficiente do ponto de vista de custos”.

Outras plataformas
O que parece claro para quem trabalha atualmente com formatos é que é impossível ignorar as possibilidades em multiplataformas dos programas. “Alguns programas têm mais valor fora da tela do que dentro”, compara Clark, lembrando que algumas propriedades têm games, shows ao vivo, músicas, entre outros produtos derivados.

Direitos
Quando o assunto é a produção de formatos, a questão que parece sempre assombrar os produtores é a dos direitos. Segundo Clark, este ainda é um problema da indústria, mas ele acredita que os broadcasters estão mudando. “Os canais têm procurado comprar os formatos porque são marcas reconhecidas pelo público”, diz. “Eles veem o benefício de ter a marca e também o know how de produção”. Ele lembra que a FremantleMedia vendeu o formato de “Hole in the Wall” para a CCTV, da China, porque a emissora queria ter a marca.

Toumazis diz que também cabe aos produtores de formato zelar pela proteção das marcas, em respeito a seus clientes.

DESTAQUE SERTESP - 23/05/2024

COMUNICADO A TODAS AS EMISSORAS DE RÁDIO, TELEVISÃO E PRODUTORAS

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