O Fórum de TV Digital concluiu nesta segunda-feira, 13, o compêndio com a primeira versão das normas técnicas do ISDTV (International System for Digital TV), novo nome do Sistema Brasileiro de TV Digital. Em janeiro o Fórum já havia apresentado as diretrizes do padrão, com várias especificações. A diferença é que as normas são os parâmetros técnicos que deverão ser observados pela indústria para a fabricação de equipamentos de transmissão e recepção.
As normas serão encaminhadas ao Conselho de Desenvolvimento, que reúne os ministros que acompanham o assunto sob a coordenação da Casa Civil, para que analise as questões que precisem ser aprovadas pela governo. Após a aprovação, algumas destas normas podem depender de publicação por parte da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) e outras de publicação de portarias por parte do governo. A data de reunião entre o Fórum e o Conselho de Desenvolvimento ainda não está definida.
Algumas normas ainda dependem de negociação de royalties, principalmente em relação ao áudio. Todavia, estas podem ser alteradas sem comprometer equipamentos que já tenham sido fabricados após eventuais mudanças. Espera-se que a apresentação pública das normas aconteça em evento da SET que acontece no final deste mês de março e durante a NAB, que acontece em abril, em Las Vegas. Da Redação.