Redação Portal IMPRENSA
O governo federal prevê, nos próximos 20 anos, gastar mais de R$ 20 bilhões com a transmissão dos canais estatais em plataforma digital. Segundo informou a Folha de S.Paulo, a rede será implementada pela iniciativa privada, que obterá concessão para prestar serviços à EBC (Empresa Brasil de Comunicação).
A empresa ou consórcio responsável pela administração da rede será escolhido por meio de consórcio internacional. A concessão poderá ser estendida para o prazo de 35 anos O edital do serviço será discutido em duas audiências da EBC: uma no dia 27 deste mês, no Rio de Janeiro, e outra no dia seguinte, em Brasília (DF). As regras aprovadas no encontro ainda deverão passar por aval do Tribunal de Contas da União (TCU).
O serviço contará com financiamento do BNDES (Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social), com valores que podem chegar a 80% sobre o total de investimentos na compra de equipamentos e serviços produzidos no país.
A expectativa da EBC é de que, até o 2014, os 273 municípios com mais de 100 mil habitantes estejam cobertos pelo serviço público em sinal digital. A Empresa quer que o lançamento do sistema seja realizado nas cidades de Belo Horizonte e São Paulo, ainda neste ano.
De acordo com o edital, o vencedor da licitação ficará a cargo da infra-estrutura e será remunerado pela EBC para transmitir os canais do Estado (TV Brasil, TV Senado, TV Justiça, TV Câmara, entre outros). A recompensa obedecerá critérios que levarão em conta a qualidade do serviço oferecido.
Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.