26 de setembro de 2011, às 11h47min
O Ginga, programa desenvolvido em parceria entre a PUC-Rio e a UFPB permite a criação de aplicações interativas para a TV Digital
Por Redação Administradores
O Governo Federal, por meio dos Ministérios da Ciência e Tecnologia e do Desenvolvimento, está promovendo, pelos próximos 15 dias, uma consulta pública acerca da inclusão do software público Ginga no Processo Produtivo Básico de televisores. Por enquanto, a proposta estabelece que 75% dos televisores com tela de LCD produzidos no Brasil já devem vir com o middleware Ginga instalado, com a progressão desse percentual para 100% em 2013.
O Ginga é um software que opera na camada intermediária (middleware) e permite o desenvolvimento de aplicações interativas para a TV Digital, independente da plataforma de hardware utilizada pelos fabricantes. O programa é escrito em código aberto, logo pode ser utilizado pelos fabricantes sem a necessidade do pagamento de direitos autorais.
O projeto do código foi desenvolvido em parceria pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). O Ginga é considerado um dos ambientes operativos mais modernos para executar aplicações de TV e IPTV que contemplem interatividade.
Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.