Agora vai. A tão ensaiada medição de audiência de televisão em aparelhos móveis no Brasil tem enfim seu ponto de partida acionado na prática. O Ibope Media está em busca de 2 mil pessoas da região metropolitana de São Paulo para montar a primeira mostra do gênero e dar início à medição da audiência de TV em celulares e televisores portáteis. Para compor o painel desejado, o instituto fará chegar um convite, por meio de banners, a usuários de celulares com TV digital, propondo a sua colaboração com a pesquisa nesta etapa de testes. Quem topar poderá baixar o aplicativo TV Móvel no Google Play e o Ibope passará então a aferir o consumo do conteúdo televisivo daquela telinha, com promessa de absoluto sigilo sobre a identidade e os dados do participante.
A iniciativa é resultado de uma parceria entre o Ibope e a Video Research, empresa japonesa que desenvolveu a ferramenta, conforme informou esta coluna em agosto passado. Os primeiros retornos sobre o monitoramento em questão serão dados a anunciantes, agências e emissoras no último trimestre de 2013.
A soma da audiência móvel com a audiência da TV fixa é o primeiro passo do Ibope para criar, futuramente, um saldo balizado de uma plateia que já se divide entre plataformas diversas – incluindo a TV sob demanda, via sinal de TV ou streaming, que embora ainda atinja um público muito restrito, tem crescido aceleradamente como hábito no País. Só o cruzamento de todos dados permitirá que se estime o real valor a ser pago pelo anunciante por determinado conteúdo.