A polêmica sobre a utilização da inteligência artificial (IA) no meio rádio segue rendendo. Em entrevista ao portal Radio Ink, o CEO da Futuri, Media, Daniel Anstandig, ressaltou que é um equívoco muitos acreditarem que a IA substituirá os empregos no meio. Ele também reforçou que é cedo para estabelecer regulamentações rígidas, mas destaca a importância da ética, como a divulgação do uso da IA ao público. Daniel comanda a empresa que lançou a ferramenta RadioGPT, em fevereiro passado.
Anstandig ressaltou na entrevista que o maior equívoco sobre IA é sobre o fechamento de vagas, tornando os humanos obsoletos. Anstandig argumentou que a IA deve ser vista como uma extensão dos humanos, especialmente em transmissões ao vivo.
Outro ponto destacado é o impacto da IA no apresentador e produtor artístico de rádio. Para ele, enquanto muitos profissionais de rádio veem a IA como uma ameaça, Anstandig acredita que a IA pode servir como uma assistente, ajudando a criar conteúdo mais envolvente. O CEO da Futuri ainda sugere na entrevista que os profissionais de rádio explorem ferramentas como ChatGPT e ImageAI para entender como a IA pode beneficiá-los.
Regulação da IA
Outro ponto que vem causando polêmica é a regulação da tecnologia. Anstandig acredita que é cedo para estabelecer regulamentações rígidas, mas destaca a importância da ética, como a divulgação do uso da IA ao público. Por exemplo, se a IA for usada no ar ou em qualquer contexto de produção, isso deve ser divulgado ao público.
Outro ponto destacado é o impacto da IA no apresentador e produtor artístico de rádio. Para ele, enquanto muitos profissionais de rádio veem a IA como uma ameaça, Anstandig acredita que a IA pode servir como uma assistente, ajudando a criar conteúdo mais envolvente. O CEO da Futuri ainda sugere na entrevista que os profissionais de rádio explorem ferramentas como ChatGPT e ImageAI para entender como a IA pode beneficiá-los.
Regulação da IA
Outro ponto que vem causando polêmica é a regulação da tecnologia. Anstandig acredita que é cedo para estabelecer regulamentações rígidas, mas destaca a importância da ética, como a divulgação do uso da IA ao público. Por exemplo, se a IA for usada no ar ou em qualquer contexto de produção, isso deve ser divulgado ao público.
Rádios europeias já utilizam tecnologia
Na Alemanha, a Antenne Deutschland inaugurou um projeto que pode ser a primeira estação de rádio 100% desenvolvida por IA a ser transmitida via ondas terrestres. É a Absolut Radio AI, disponível em DAB+, o rádio digital terrestre europeu. Apesar de tais iniciativas, a direção do grupo por trás do projeto não acredita na substituição de apresentadores de rádio por IA.
Também já está comum o uso de inteligência artificial em emissoras dos Estados Unidos quando o assunto é geração de conteúdo, ampliando a oferta aos ouvintes. No Brasil, empresas de comunicação utilizam ferramentas com IA para melhorar processos internos.
Podcast do tudoradio.com aborda tema
No podcast Rádio ON, lançado pelo tudoradio.com, também há um debate como a inteligência artificial pode impactar o rádio. O episódio conta com a participação de Daniel Starck (tudoradio.com) e Cristiano Stuani (Mentoria Cristiano Stuani) debatendo o uso da inteligência artificial como ferramenta para o setor.
IA no NAB Show de Nova York
O NAB Show New York, que ocorrerá no Jacob Javits Convention Center de 24 a 26 de outubro, também abordará a inteligência artificial, assim como aconteceu na edição principal em Las Vegas, em abril, com cobertura do tudoradio.com.
Na programação de Nova York, a IA será destaque no painel “AI Insights: Público, Implementação e Política”, com participação de palestrantes da Futuri, do Grupo SmithGeiger e da Associação Nacional de Emissoras. Sam Matheny, do NAB, será o moderador. Outra sessão terá Joe D’Angelo da Xperi e John Clark da NAB PILOT discutindo inovações tecnológicas para diversificar o ramo de rádio. Haverá também uma sessão no Tech Stage explorando a virtualização das estações de rádio, apresentando soluções baseadas em software para infraestrutura radiofônica.
Outro ponto de destaque será o rádio AM norte-americano. Engenheiros de estações AM de Nova York, incluindo Andy Gladding da Salem Media Group e Dan Hirschl da Red Apple Media, abordarão desafios técnicos e decisões que os radiodifusores AM enfrentam, como otimização do sistema de antena, uso de metadados e a possibilidade de adotar operações totalmente digitais.
Conforme a imprensa especializada, o evento contará com aproximadamente 270 expositores, incluindo grandes nomes do setor de radiodifusão. O NAB Show do ano passado em Nova York reuniu cerca de 9.500 participantes.
Qual a razão de olhar para lá fora?
O tudoradio.com costuma observar esses pontos de curiosidade dos números do rádio internacional para mapear possíveis mudanças de hábitos e a manutenção do consumo de rádio em diferentes países. Assim como ocorreu no ano anterior, periodicamente a redação do portal irá monitorar o desempenho do rádio nos principais mercados do mundo e, é claro, fazendo sempre uma comparação com a situação brasileira. E, como de costume, repercutindo também qualquer número confiável sobre o consumo de rádio no Brasil.
Com informações do Radio Ink
fonte: TUDO RÁDIO