SERTESP - Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão no Estado de São Paulo

Sindicato das Empresas de Rádio e
Televisão no Estado de São Paulo

Notícias SERTESP

Iniciativa da ACAERT combate fake news

‘Não pague o pato. Confie em quem apura o fato’. A segunda fase da campanha contra fake news lançada pela ACAERT (Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e TV) destaca o trabalho das emissoras de radiodifusão ao publicarem notícias de interesse público.

A campanha produziu dois vídeos que mostram o constrangimento de quem comenta uma notícia não checada e de origem duvidosa, além de três spots para veiculação gratuita pelas emissoras associadas e posts nas redes sociais.

Lançada em 2018, a primeira fase da campanha teve a figura de um pato, o ‘Fakelino’, que publicava informações sem a checagem da origem e do autor do conteúdo. O pato percorreu as redações e grandes eventos, como a Oktoberfest e Fenarreco. Na pandemia de COVID-19, a prioridade foi levar à população o que era fato ou fake nas notícias divulgadas sobre a doença.

“A proliferação de notícias falsas principalmente na internet é um problema que devemos enfrentar. Neste sentido, produzimos novas peças que provocam a sociedade de uma forma irreverente”, explica o presidente da ACAERT, Fábio Bigolin.

fonte: ABERT

Ir para o conteúdo
SERTESP - Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão no Estado de São Paulo
Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.