FILADÉLFIA. Os jornais “The Philadelphia Inquirer” e “Philadelphia Daily News” estão lançando um programa- piloto em que venderão tablets equipados com Android (sistema operacional móvel da Google), com desconto, de modo a aumentar a circulação das publicações digitais. Os aparelhos chegarão às mãos dos leitores já com conteúdo editorial précarregado.
A iniciativa custará à Philadelphia Media Network (PMN), detentora das duas marcas, uma quantia “acima de seis dígitos”, ou seja, maior que US$ 100 mil dólares.
Em troca, o grupo espera obter informações sobre como os consumidores interagirão com as versões digitais das publicações específicas para tablets.
Greg Osberg, CEO do grup o Philadelphia Media Network, disse ao Ad Week que “os primeiros dois mil tablets subsidiados estão previsos para a segunda quinzena de agosto”. Um segundo lote está previso para mais adiante, ainda no corrente ano.
Tablets baratos, mas com anúncios, podem dar certo
O fabricante dos dispositivos ainda não foi escolhido mas já se sabe que “os aparelhos serão vendidos com o aplicativo Philly. com carregado, trazendo o conteúdo dos dois jornais e cobrando US$ 2 por semana pelo acesso digital”.
A ‘tabletização’ promovida por alguns jornais americanos pioneiros é mais uma tentativa ousada de emplacar versões digitais de jornais tradicionalmente impressos. A tela inicial do tablet trará anúncios, com planos de, mais tarde, direcionar essas propagandas com mais precisão em função dos dados demográficos dos leitores.
A expectativa da empresa é cobrir seus custos iniciais com o faturamento obtido com as assinaturas pagas de conteúdo digital.
É esperado que alguns leitores se sintam incomodados com o fato de a companhia vender espaço publicitário nos tablets. Mas o modelo tem tudo para dar certo, a julgar pelo caso da Amazon com seu e-reader Kindle, que tem uma versão mais barata com anúncios e está tendo ótima aceitação pelo mercado.
Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.