SERTESP - Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão no Estado de São Paulo

Sindicato das Empresas de Rádio e
Televisão no Estado de São Paulo

Notícias SERTESP

Livro sobre radiodifusão no Brasil é finalista do Prêmio Jabuti 2013

São Paulo – A obra ‘Radiodifusão no Brasil: poder, política, prestígio e influência’, lançamento da Editora Atlas, é finalista do Prêmio Jabuti 2013, na categoria Comunicação.


A importância da radiodifusão nas relações de poder é o foco da análise da jornalista, professora universitária e doutora em política Genira Chagas. A autora resgata a história da radiodifusão e sua relação com o Estado, desde sua institucionalização com o Decreto 20.047, de 1931, no Governo Getúlio Vargas. “Com base nas narrativas que envolvem a legislação para a radiodifusão, pode-se dizer que boa parte da história política nacional, a partir dos anos 30 do século XX, passa pelo rádio e pela televisão”, destaca.


Para realizar sua pesquisa, inédita nas áreas da Comunicação Política e das Ciências Sociais, Genira Chagas recorreu aos documentos da Fundação Getúlio Vargas e ao acervo particular do ministro das Comunicações comandante Euclides Quandt de Oliveira (1974-1979) falecido neste ano de 2013; entrevistou José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni, figura-chave em todo o processo de formação da televisão brasileira, além de representantes do Ministério das Comunicações e da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), bem como os principais atos jurídicos que regem o setor.


A autora percorre diversos períodos históricos mostrando o posicionamento da radiodifusão e do Estado em momentos de inflexão e de abertura política; em períodos de crescimento e de incerteza econômica. Os eventos pesquisados revelam como os meios eletrônicos de difusão se transformaram em instrumento de ação política, com os quais é possível mobilizar a audiência, uma força determinante que surge com a radiodifusão.


Genira Chagas é jornalista, mestre em Comunicação e Semiótica e doutora em Política pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Pesquisadora do Núcleo de Estudos em Arte, Mídia e Política da PUC-SP e professora universitária. Sua área de estudos está relacionada às telecomunicações, com foco na radiodifusão. Atua profissionalmente no Departamento de Comunicação da Universidade Estadual Paulista (Unesp), em São Paulo.


Carlos Massaro

Pular para o conteúdo