Propaganda & Marketing – Mercado
Publicado Terça-Feira, 10 de Março de 2015 11:47
Mesmo com negócios na internet, empresas buscam credibilidade e alcance da televisão na hora de anunciar, mostra levantamento do Thinkbox por propmark
Marcas de e-commerce ou originalmente online como Amazon, Google e Netflix estão contribuindo para o aumento dos investimentos em comerciais de televisão no Reino Unido, segundo dados do Thinkbox, empresa de marketing especializada em emissoras de TV e broadcast. Os gastos em propaganda na TV britânica cresceram pelo quinto ano consecutivo e atingiu o valor de £4,9 bilhões (libras), valor próximo a R$ 19 bilhões em moeda brasileira, um aumento de 6% em comparação ao ano anterior.
Como base de comparação, no Brasil, segundo o Mídia Dados 2014, o faturamento da TV com publicidade foi de R$ 21,4 bilhões em 2013 – na Europa a participação dos meios digitais na receita publicitária é mais alto.
Segundo o levantamento do Thinbox, marcas como Amazon, Google e Netflix gastaram, cada um, entre £8,5 e £10,5 milhões. Além disso, algumas empresas como a companhia aérea Ryanair e o site Booking.com voltaram a direcionar investimentos em anúncios de TV. Atualmente, marcas online são o segundo grupo que mais gastam com propaganda televisiva no Reino Unido.
Uma das conclusões do estudo é que, apesar da queda de 3,3% do impacto de comerciais de televisão no último ano, no histórico da década a estatística é positiva. No período, a estatística cresceu 27% e atualmente um telespectador regular assiste a 45 anúncios por dia, sete a mais do que dez anos atrás. De acordo com a chefe-executiva do Thinkbox, Lindsey Clay, os números refletem a confiança que ainda é depositada em anúncios assistidos na TV.
A responsável pela pesquisa ressalta também que, ao contrário do que pensam, os investimentos nesse tipo de publicidade pode crescer ainda mais nos próximos anos a medida que os canais tornem a programação mais flexível para os telespectadores.
Com informações do Warc.com